Livro fotográfico resgata história da construção da Ponte Hercílio Luz
Na noite de quarta-feira (04), a Assembleia Legislativa sediou o lançamento do livro fotográfico, “Ponte Hercílio Luz – Do Sonho à Realidade”, que envolveu o trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada por historiadores, fotógrafos, designer gráfico, arquiteto, jornalista e pesquisadores. A obra resgata imagens históricas da construção do maior monumento de Santa Catarina.
Além do público cativo de lançamentos culturais e de arte, o ato reuniu os mais diversos espectadores, admiradores e apaixonados pela Ponte Hercílio Luz. Estiveram presentes autoridades, deputados, engenheiros e funcionários que hoje restauram a Ponte, amigos e familiares da equipe de produção, jornalistas e, em especial, netos, bisnetos e até uma tataraneta do engenheiro alemão Felipe Bündgens, autor das 100 fotos da década de 1920 que compõem o livro.
O autor do acervo, que na época era Diretor de Obras Públicas do Estado, dedicou por quatro anos o foco de sua câmera fotográfica às obras da construção da ponte. O livro é o coroamento de um trabalho memorável e que foi comemorado pelos descendentes de Felipe Buendgens que compareceram ao lançamento: os netos Rose Marie Buendgens, Dulce Augusta Buendgens Bornhausen, Marcos Cherem Buendgens, Maurício Cherem Buendgens, Raoul Buendgens, bisnetos Carolina Ribeiro Buendgens, Isabela Ribeiro Buendgens, July Buendgens, Felipe Buengens Pirajá Martins e a tataraneta Maria Antônia Buendgens.
Preservação da história
Na cerimônia de lançamento, o produtor e organizador da obra, Marco Aurélio Ramos, destacou o projeto como mais uma vertente na busca da recuperação física do monumento, além da preservação da história catarinense. Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto teve como parceiros culturais SCGás e Tractebel e como parceiros institucionais IPUF, IPHAN, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Associação Cultural Brasil, sem os quais o livro não teria sido publicado.
Marco Aurélio agradeceu a presença da equipe que produziu o livro, Cláudio Brandão, Pedro Paulo Delpino, Maria Teresa Colares, Eduardo Perotti, Julissa Ribeiro e Tayana Cardoso de Oliveira, e lembrou todos os demais colaboradores nominados na obra, que foi distribuída aos presentes no evento.
Agora, o organizador busca publicar uma nova edição para atender a demanda comercial. Planeja ainda uma exposição fotográfica, que terá caráter itinerante e que, além de mostrar a curiosa riqueza de detalhes envolvendo a construção da ponte Hercílio Luz, fomenta e preserva a história entre os catarinenses.
Agência AL