Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2016 - 19h52min

Livro ensina como evitar gafes e constrangimentos com grávidas

Imprimir Enviar
A jornalista, publicitária e empresária Tatiana Kinoshita, autora do livro “O que jamais dizer a uma mulher grávida”
FOTO: Solon Soares/Agência AL

“Nossa, que barriga enorme, só tem um bebê aí dentro?”. “Por que você foi ficar grávida logo agora que estava tão magra?”. Essas são algumas das perguntas que as grávidas costumeiramente ouvem ao longo dos nove meses de gestação. O que pode parecer engraçado ou simpático para quem pergunta, geralmente é mal recebido por quem enfrenta uma gravidez.

O assunto é tema do livro da jornalista, empresária e publicitária Tatiana Kinoshita, lançado na noite desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa. De maneira bem humorada, a autora conta em “O que jamais dizer a uma mulher grávida” como enfrentou os comentários dirigidos a ela quando estava na segunda gravidez. A obra tem as ilustrações de Zé Dassilva e o prefácio da modelo e atriz Letícia Birkheuer.

“Eu me lembro dos comentários quando estava grávida e sempre que ia às consultas do pré-natal conversava com outras grávidas. Percebi que todas enfrentavam o mesmo”, conta Tatiana. “Uma médica deu ideia de escrever o livro. Comecei a anotar as histórias e a pesquisar se isso ocorria em outros países. Até no Japão as grávidas enfrentam essas perguntas constrangedoras.”

Para a autora, as pessoas devem utilizar o bom senso quando se dirigirem a uma gestante. “Muitos querem parecer íntimos, descontraídos, mas acabam constrangendo, agindo de forma grosseira. Pode parece engraçado, mas a mulher, quando grávida, fica mais sensível. Não é tudo que pode se falar para ela”, acredita.

A autora Tatiana Kinoshita é paulistana, mas vive em Florianópolis desde 1999. Formada em publicidade e jornalismo, trabalhou no Jornal da Tarde (SP), Diário Catarinense e TVAL. Atualmente, é sócia fundadora da agência de notícias 1Click Comunicação.

“O que jamais dizer a uma mulher grávida” tem 58 páginas e foi publicado pela Editora Chiado. A obra está disponível em várias livrarias e pelo site da editora, impresso ou em formato digital.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar