Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2013 - 17h33min

Glauco Olinger aponta decadência da agricultura familiar

Imprimir Enviar
Crédito: Site No Plantio

Nos próximos 25 anos, cerca de 100 mil famílias de Santa Catarina devem trocar suas residências do campo pelos centros urbanos. A previsão, baseada na degradação ambiental e nas formas da exploração do solo catarinense no último século, é o foco principal do novo livro do professor e agrônomo Glauco Olinger, de 91 anos, fundador da Acaresc, atual Epagri.

A obra intitulada “Agricultura catarinense – em busca do equilíbrio ecológico” tem lançamento agendado para as 19 horas desta segunda-feira (9) na Assembleia Legislativa. “A continuar essa política agrícola, tanto do governo federal quanto estadual, o nosso modelo de desenvolvimento rural estará totalmente fracassado”, afirma Olinger.

Os aspectos da ocupação do solo, desde a vinda dos imigrantes que imprimiram o estilo familiar de cultivar a terra em pequenas propriedades no estado, até os modelos atuais da agricultura ganham destaque na obra do agrônomo. O ensino e as ciências agrárias aplicadas em Santa Catarina, a pesquisa e a extensão rural, que são modelo para o país, também são abordados pelo autor.

Glauco Olinger nasceu em Lages. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Rural de Minas Gerais e economista rural formado pelo ISEO. Fundou a antiga Acaresc e o Centro de Ciências Agrárias da UFSC, da qual é professor emérito. É consultor da FAO da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi condecorado por diversas instituições, além de ter conquistado premiações importantes na área de pesquisa e extensão rural.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar