Livro de ensaios sobre a cultura maçônica é lançado na Assembleia
"Diálogos entre o Esquadro e o Compasso" é o livro que Walter Celso de Lima lança na noite de hoje (11), às 20 horas, no Espaço Cultural Jerônimo Coelho. Este é o quinto livro do autor sobre filosofia, história e cultura maçônica. Com formação em engenharia eletrônica e medicina, o professor aposentado da UFSC e da Udesc é membro da Academia Catarinense Maçônica de Letras. Além dos livros com a temática maçônica, Walter tem outros sete livros técnico-científicos publicados, sendo dois nos Estados Unidos.
A obra reúne 12 ensaios escritos no ano passado que abordam temas bastante diversos sobre instrução, cultura e a história da maçonaria. Neles o autor reflete sobre os rituais, pondera sobre a questão do mérito e a da caridade, e explora a semiologia dos símbolos em relação a maçonaria. Tratando de um tema bem atual, Walter examina em um dos ensaios o Alcorão e a cultura islâmica. Como membro da Loja de Pesquisas Maçônicas mais antiga do mundo, a "Quatuor Coronati", de Londres, o autor também dedica um dos textos a ela. A edição tem o cuidado de apresentar os ensaios acompanhados de ilustrações e as respectivas referências bibliográficas que permitem ao leitor aprofundar os temas.
Como Mestre Maçom Instalado, o autor reflete sobre significado do título do livro: "A maçonaria trabalha muito com os símbolos, ela ensina filosofia e moral através dos símbolos. E o esquadro e o compasso são os símbolos principais da maçonaria, o esquadro simboliza a retidão de caráter e o compasso representa os limites de atuação dessa pessoa, que é limitado. O compasso determina a área e isso vale para tudo, por exemplo, a caridade deve ter um compasso bem aberto porque deve ser ampla. Todos os símbolos têm uma finalidade de instrução, de filosofia e de moral", esclareceu.
Agência AL