Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2019 - 19h06min

Livro de contos e poemas Traços de Antonieta é lançado na Alesc

Imprimir Enviar
Edenice Fraga

Com a vida inspirada em Antonieta de Barros, a pioneira deputada catarinense, a tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, especialista em atendimento à criança e ao adolescente e em gestão de segurança pública, Edenice Fraga, lançou na noite desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, o livro Traços de Antonieta. A obra que reúne contos e poemas é uma homenagem a Antonieta de Barros e, segundo a autora, por meio dela tantas outras mulheres de luta.

Com 119 páginas, o livro traz em sua essência a sensibilidade, a humanidade e a vontade de remeter aos temas defendidos pela educadora e deputada, que fez da sua vida um eterno educar, relata Edenice Fraga. A autora lembra que é natural do Morro do Mocotó, em Florianópolis, filha de pai militar e mãe lavadora de roupas, e que graças a Antonieta de Barros teve inspiração para também ser uma pioneira nas conquistas das mulheres em Santa Catarina.

Edenice foi a primeira oficial mulher e negra da Polícia Militar, membro imortal internacional da Federação Brasileira de Ciências, Letras e Artes (Febacla), escritora, contista e poetisa, declamadora. Tem participação em várias coletâneas e revistas e dois livros solo: Pássaro Sublime e Traços de Antonieta. “Todos esses títulos só valem a pena se conseguir inspirar as crianças, como a Antonieta me inspirou.”

O livro Traços de Antonieta pode ser adquirido em livrarias em Florianópolis e Criciúma e nos sites da Amazon e Banca Virtual, por um preço sugerido de R$ 25. Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis no dia 11 de julho de 1901. Mulher negra de origem humilde, enfrentou o racismo na época e conquistou espaços de poder, sendo escritora e sagrando-se a primeira deputada estadual em Santa Catarina, na década de 30, e a primeira deputada negra do país.

Voltar