Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/04/2014 - 20h25min

Livro aborda questões relacionadas ao consumo e produção de soja

Imprimir Enviar
O escritor belga Luc Vankrunkelsven, autor de “Soja – Tesouro ou Tesoura”. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A globalização da alimentação e da economia, o embate ecológico entre o agronegócio e a agricultura familiar, além da dependência econômica do Brasil em relação à exportação da soja são elementos debatidos no livro “Soja – Tesouro ou Tesoura”, lançado na tarde desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, pelo escritor belga Luc Vankrunkelsven.

Luc é filósofo e coordenador da organização não governamental Werwel – agricultura Justa e Responsável, sediada em Bruxelas, Bélgica. A iniciativa do livro integra o conjunto de atividades previstas para 2014, quando se comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

O escritor critica a forma como a soja é utilizada para a alimentação animal, fala dos riscos do consumo de grãos transgênicos e de agrotóxicos, do consumo exagerado de carne, além da interdependência entre o Brasil e os países asiáticos e europeus em relação à produção e exportação da soja.

“Desde 1962 estamos presenciando um avanço desenfreado da agricultura química. Em relação à soja, temos um fluxo de exportação de soja entre Brasil, Europa e Ásia, para alimentar suínos e frangos, por um preço muito baixo. E toda a concentração destes animais está nas cidades portuárias, por onde chega o grão. Este ciclo ecológico está totalmente quebrado”, explica Luc.

Além dos prejuízos econômicos ao interior dos países, a monocultura da soja gera prejuízos ao solo, aos animais e às pessoas em razão de seu consumo em grande escala. Para o deputado Dirceu Dresch (PT), o tema trazido por Vankrunkelsven é muito árido e chama atenção para o modelo de agricultura que vem se impondo no Brasil e no mundo. “A questão ambiental é uma grande preocupação, a produção de soja transgênica e seus impactos na saúde humana são abordados de forma séria pelo autor”.

O parlamentar ressaltou a importância deste tipo de evento na Assembleia Legislativa por ser o lugar onde se debatem grandes temas ligados ao meio ambiente, à saúde e à agricultura familiar, entre outros.

A obra recém-lançada pelo escritor belga é utilizada em escolas agrícolas e faculdades de agronomia em vários países por discutir o futuro da agricultura e do agronegócio e as relações entre Europa, Ásia, China e Brasil. Este é o décimo segundo livro de Luc e o quinto escrito em português.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar