Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2014 - 13h07min

Livro aborda desgaste profissional e emocional

Imprimir Enviar

O calendário cultural da Assembleia Legislativa foi marcado na noite desta quarta-feira (14) com o lançamento literário “O Cansaço dos Bons”, do autor argentino Roberto Almada Carreño, psiquiatra, psicoterapeuta e logoterapeuta. O livro aborda a síndrome de burnout e as alternativas para a cura da doença. O evento foi proposto pelo padre Vilson Groh, presidente do Instituto padre Vilson Groh (IVG), de Florianópolis.

Carreño trabalha com a formação permanente de líderes de instituições educativas, de voluntariado e eclesiais e, em sua vivência profissional detecta em um número cada vez maior de pessoas a síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

Conforme o Roberto Carreño, a atual sociedade de consumo pós-moderna favorece o desgaste profissional e emocional, impedindo a realização com o trabalho e com a própria vida. A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. “O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional”.

O que tem início com satisfação e prazer, termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão. O paciente, nesta busca, sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. “É uma patologia que atinge especialmente profissionais da saúde, educação, trabalho social, assistência espiritual, enfim, quem trabalha com gente e para gente”, discorre Carreño.

A partir de uma visão integral do ser humano o autor propõe o uso da logoterapia - sistema teórico-prático de psicologia, como forma de cura fazendo com que a pessoa encontre o verdadeiro sentido da vida. Com isso, aprende que pode fazer mudanças positivas dependendo da atitude que tiver diante dos obstáculos.

O que é Logoterapia
Criado pelo psiquiatra vienense, Viktor Frankl, esse sistema teórico-prático de psicologia, se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.

A Logoterapia é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda. O termo "logos" vem do grego e significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido", segundo Frankl.

Sobre o autor
Psiquiatra, psicoterapeuta e logoterapeuta, bacharel em Filosofia (orientação ética antropológica) com a tese "A fenomenologia e psicopatologia (do tempo vivido), em Eugène Minkowski" (Summa cum laude) na Pontifícia Università della Santa Croce, em Roma.

Com diploma em Estudos Religiosos (tese intitulada "Strumenti psicologici per la pastorale dell' accoglienza delle persone d'orientamento omosessuale), o argentino de 57 anos trabalha com a formação permanente de líderes de instituições educativas, de voluntariado e eclesiais; possui especialização em Logoterapia e é idealizador da Sociedade de Logoterapia do Uruguai e do Paraguai.

Interessado nos espaços de fronteira teórica entre a psicologia, psiquiatria, filosofia e espiritualidade, coordena grupos de trabalho em instituições de ensino. Tem apresentado e ministrado cursos e conferências na América Latina, Europa , Ásia e África, demonstrando um interesse especial nas áreas de multiculturalismo.

Dirigente da coleção de livros Fenômenos e Fundamentos da Editoria Cidade Nova, buenos Aires, é autor, para esta coleção, do livro O Cansaço dos Bons. Atualmente vive em Montevidéu, Uruguai, onde é profesor de “Antropología teológica” na Escola de formação para jovens da Mariápolis Lia; professor de “Antropología filosófica” na Faculdade de Teologia do Uruguai “Mariano Soler”;      professor de “Atenção pastoral a pessoas com orientação homosexual” na Faculdade de Teología do Uruguai “Mariano Soler” e professor da disciplina “Acompanhando com sentido as idades da vida” na Faculdade de Teología do Uruguai “Mariano Soler”.

Carreño também é administrador do site “Toolbox” de formação permanente da sessão de focolarinos do Movimento dos Focolares; coordenador do projeto do Curso de comunicação on line para seminários latinoamericanos do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM); coordenador junto a antropóloga Patricia Santoiani, da equipe organizadora da Escola de Estudos Sociais Iginoa Giordani (EDES), e continua seus estudos de bacharelado em Teologia, na Faculdade de Teologia do Uruguai “Mariano Soler”.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar