Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2023 - 12h55min

Livro aborda aspectos econômicos e sociais da Covid-19

Imprimir Enviar
Professor Lauro Mattei
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Por iniciativa da deputada Luciane Carminatti (PT), foi lançado, nesta terça-feira (23), no hall da Assembleia Legislativa, o livro “O legado econômico e social da Covid-19 no Brasil e em SC”, organizado pelo professor de Economia e Relações Internacionais da UFSC, Lauro Mattei.

Segundo o pesquisador, o setor de serviços, que corresponde a 60% do PIB catarinenses e foi o que mais sofreu com a pandemia, atualmente puxa o emprego e a recuperação econômica de Santa Catarina.

Quanto os efeitos da pandemia, Mattei informou que o mercado de trabalho melhorou no país e no Estado, porém houve aumento da informalidade e a renda do trabalhador está menor que em fevereiro de 2020. “Dados do IBGE mostram que 300 mil pessoas em nosso estado estão em situação de pobreza ou de pobreza extrema. Com apoio do Departamento de Nutrição da UFSC, verificamos que a fome se tornou um problema social grave em Santa Catarina.”

Necat
Ao revelar ser uma leitora assídua dos números divulgados periodicamente pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC), fundado por Lauro Mattei, Luciane Carminatti parabenizou a equipe que colaborou para a edição da obra. “Que bom que temos uma universidade pública que traz conhecimento, com base técnica, sobre um período que deixou sequelas políticas, culturais, educacionais e na área da saúde.”

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar