Líderes de bancadas da Assembleia opinam sobre protestos de domingo
Líderes de bancadas partidárias da Assembleia Legislativa ouvidos pela Agência AL nesta segunda-feira (16) opinaram sobre os protestos ocorridos em todo o país no domingo (15). Antonio Aguiar, líder do PMDB, partido com maior bancada no Parlamento estadual, afirmou que as manifestações são um recado para a classe política para que sejam feitas as reformas necessárias para o país, como a política e a tributária. “São manifestações justas, que servem de recado para a classe política e principalmente para a presidente Dilma Rousseff, pois é sobre ela que recai a maior responsabilidade”, disse o deputado.
O líder do PSD da Assembleia, deputado Jean Kuhlmann, afirmou, via Facebook, que as manifestações mostraram a insatisfação com o momento atual do país. “Fui eleito para um cargo público, e tenho sido cobrado pela população. Em todo local aonde vou, ouço as críticas ao governo e à classe política, seja nas questões do dia a dia como o aumento dos preços, a situação geral de nossa economia ou com a corrupção na Petrobras”, escreveu o parlamentar, que defendeu as reformas política e tributária como resposta às ruas.
A deputada Luciane Carminatti, líder da bancada do PT na Assembleia, afirmou que as manifestações são legítimas e que elas contribuem para o fortalecimento da democracia brasileira. “Mas é preciso dar um passo adiante e cobrar pela reforma política, com o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais”, disse a deputada, em referência ao combate à corrupção, um dos motes dos protestos de domingo.
Para o deputado Serafim Venzon, líder do PSDB na Assembleia, a grande presença de público nas manifestações, de forma ordeira e pacífica, foi a prova do vigor da cidadania, da autonomia e da vontade de melhorar o país expressada por milhares de brasileiros de todas as classes sociais, independentemente de partidos políticos. Venzon destacou também que o pedido de impeachment contra a presidente não está na agenda do PSDB. "Não é o objetivo do PSDB derrubar o governo. Queremos que façam as mudanças necessárias para colocar o Brasil no rumo certo”, disse.
Ricardo Guidi, líder do PPS, disse que os protestos mostraram que “a população não aguenta mais corrupção, corte de direitos e aumentos de impostos”. Ele afirmou que a presidente Dilma Rousseff enganou os brasileiros durante as eleições do ano passado. “Agora, a verdade está vindo à tona”, destacou.
(colaborou João Guedes, da Rádio AL)
Agência AL