Lideranças catarinenses planejam ações em prol do carvão mineral
Representantes políticos e integrantes do setor produtivo da cadeia do carvão mineral darão início a uma série de ações para assegurar a presença do minério nos futuros leilões de energia promovidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O assunto foi debatido durante o encontro realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na noite da última terça-feira (19), quando o deputado federal Afonso Hamm (PP/RS) tomou posse na presidência da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Carvão Mineral.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), uma das ações será a realização de um evento no Parlamento catarinense, com data ainda a ser definida. “Vamos discutir as questões tributárias, a organização de uma legislação e de uma política para o carvão”, afirmou Ponticelli.
O deputado federal Afonso Hamm afirmou que a união entre os estados sulistas em torno da promoção do carvão deve ser permanente, a fim de garantir a inclusão do minério no leilão de energia previsto para o segundo semestre deste ano. “O Sul do país está unido em busca de segurança energética, em garantir o desenvolvimento dos estados do Sul. Energia segura e firme está nas térmicas e nós precisamos”.
Mais eventos
Nesta sexta-feira (22), às 9 horas, durante a reunião da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), haverá a apresentação de um diagnóstico sobre o carvão mineral no estado, elaborado pelo Comitê do Carvão Mineiral na Fiesc. É esperada a presença do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
No dia 2 de abril, em Porto Alegre (RS), ocorrerá um seminário sobre o carvão mineral com representantes dos três estados do Sul. No dia seguinte, está programada a inauguração de unidade de pesquisa do Centro de Tecnologia e Pesquisa do Carvão, em Criciúma. (com informações de João Guedes, da Rádio AL Online)
Agência AL