Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2023 - 12h41min

Liderado pelo Parlamento, Comseg Escolar lança campanha institucional

Imprimir Enviar
Campanha “Protegendo o presente para cuidar do Futuro” será veiculada em junho, no Rádio e TV
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Em reunião nesta terça-feira (30) pela manhã, no gabinete da presidência do Parlamento, o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) apresentou o audiovisual da campanha institucional “Protegendo o Presente para Cuidar do Futuro”,  que será veiculada na imprensa catarinense do estado a partir do começo de junho.

Coordenada pela Diretoria de Comunicação do Parlamento, a campanha institucional tem a digital dos 40 deputados e das mais de 30 entidades públicas e privadas que integram o Comseg. “Essa campanha é mais uma ferramenta, entre várias que estamos trabalhando em Santa Catarina, no sentido de construir um grande projeto, bem abrangente, no estado para levar segurança para a comunidade escolar,” afirmou o presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), que conduziu a reunião, destacando que a missão do Comseg é envolver toda a sociedade catarinense.

“Esse grupo foi criado com a participação de mais de 30 entidades, de todos os deputados e deputadas, de uma forte presença das comissões de Educação e de Segurança Pública da Assembleia, com este objetivo: de construirmos esse projeto”, avaliou, reforçando que a campanha "Protegendo o Presente para Cuidar do Futuro" vai chegar em todos os lares dos catarinenses, por meio da televisão e do rádio. “Queremos  sensibilizar as pessoas a participarem desse projeto de construção e que expresse a vontade do cidadão. Esse projeto de segurança escolar vai ser construído a várias mãos”, finalizou De Nadal.  

Presentes na reunião, as deputadas Paulinha ( Podemos), a deputada Luciane Carminatti ( PT), que é presidente da Comissão de Educação do Parlamento, além de representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Polícia Militar, Fecam, Secretaria do Estado da Educação, entre outras entidades.

Agenda de trabalho

Durante a reunião, foram informadas as datas das próximas reuniões de trabalho do Comseg: em junho, serão nos dias 13 e 27. No mês de julho, estão programados os dias 11 e 25 e no dia 1º de agosto acontece a última reunião do grupo.

Audiências públicas macrorregionais

Essa semana, o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) realiza mais duas audiências públicas macrorregionais para discutir ações voltadas à prevenção da violência nas escolas. Os encontros serão em Lages, na quinta-feira (1º), às 16 horas, e em Chapecó, na sexta-feira (2), às 19 horas.

Nas audiências, o Comseg recebe as sugestões da comunidade escolar, além de apresentar as ações que já vêm sendo realizadas pelo grupo de trabalho do colegiado, que atua em três eixos temáticos: estrutura e recursos humanos; normas e protocolos; social e publicidade.

As primeiras audiências foram realizadas na semana passada em Blumenau (25) e Joinville (26). Nelas, o público pediu o desenvolvimento, nos ambientes escolares, de uma cultura para a paz, que leve em conta o combate ao preconceito em suas diferentes formas e a promoção da cidadania, além de mais investimentos em estruturas de proteção e o cumprimento da legislação que determina a disponibilização de psicólogos e assistentes sociais nos estabelecimentos de ensino.

Outros dois encontros macrorregionais sobre o tema ainda serão promovidos pelo Comseg: em Criciúma, no dia 15 de junho, e Florianópolis, no dia 16 de junho.


Sobre o Comseg

Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e numa série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo dessas audiências é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar