Licenças de deputados alteram composição das bancadas na Assembleia
As posses de quatro deputados estaduais em cargos no primeiro escalão do governo Raimundo Colombo (PSD) neste mês provocou alterações nas composições das bancadas partidárias na Assembleia Legislativa. Dois partidos ficaram temporariamente com cadeiras a menos, enquanto uma legenda ganhou um novo integrante.
Ao todo, quatro deputados se licenciaram de seus mandatos nos últimos dias para ocupar secretarias estaduais: Valmir Comin, do PP (Assistência Social, Trabalho e Habitação), Luiz Fernando Vampiro, do PMDB (Infrestrutura), e Dr. Vicente Caropreso (Saúde) e Leonel Pavan (Turismo, Cultura e Esporte), ambos do PSDB.
No lugar de Valmir Comin, tomou posse Altair Silva, também do PP. Para o lugar de Luiz Fernando Vampiro, entrou Nilso Berlanda, do PR. As vagas no PSDB foram ocupadas por Dóia Guglielmi (PSDB) e Nilson Gonçalves (sem partido).
A bancada com mais baixas foi o PMDB. A legenda, que até o fim de 2016 tinha 10 cadeiras, passou para oito. Isso porque além de Vampiro, nomeado secretário, Gean Loureiro deixou a Assembleia para assumir a Prefeitura de Florianópolis, no começo de janeiro. O PSDB também ficou com bancada menor, caindo de cinco para quatro parlamentares.
O único partido a aumentar a bancada foi o PR, que passou de duas cadeiras para três. As demais legendas mantiveram seus tamanhos. Com isso, o PSD tem, atualmente, a maior bancada partidária da Alesc, com dez representantes (confira os números completos abaixo).
Ao todo, sete deputados estaduais ocupam cargos no primeiro escalão do Executivo. Além de Valmir Comin, Dr. Vicente Caropreso, Leonel Pavan e Luiz Fernando Vampiro, estão afastados de seus mandatos Ada Faraco De Luca, secretária de Estado de Justiça e Cidadania; Carlos Chiodini, secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável; e Moacir Sopelsa, secretário de Estado da Agricultura e Pesca. Os três são filiados ao PMDB e estão licenciados desde fevereiro de 2015. Suas cadeiras são ocupadas atualmente por Fernando Coruja (PMDB), Manoel Mota (PMDB) e Dalmo Claro (PSD).
Confira a nova composição das bancadas da Alesc:
- PSD - 10 deputados
- PMDB - 8
- PT - 5
- PP - 4
- PSDB - 4
- PR - 3
- PSB - 2
- PSC - 1
- PCdoB - 1
- PDT - 1
- Sem partido -1
Agência AL