25/03/2010 - 12h20min
Leonel Pavan concede primeira entrevista coletiva como governador do Estado
Pavan concede primeira entrevista coletiva como governador do Estado
Na primeira entrevista coletiva concedida à imprensa, o já empossado governador do Estado, Leonel Pavan (PSDB), falou do compromisso que tem com Santa Catarina, da saída do DEM e da manutenção do PMDB no governo, além da troca de secretários de Estado e da viagem a Tóquio para a assinatura de um contrato que destina recursos para o saneamento em diferentes regiões catarinenses. Sobre o processo da Operação Transparência, em tramitação no Judiciário, ele ressaltou que a sua defesa, a ser apresentada em Brasília, continua a mesma. “Tenho a consciência tranquila e o sentimento de dever cumprido.” A coletiva aconteceu na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa após a sessão solene de posse, realizada na manhã desta quinta-feira (25).
Enfático, ele declarou que o seu compromisso não atende desejos individuais ou partidários, mas coletivo e em prol da população catarinense. Indagado se vai tentar manter o PMDB no governo ou reverter a saída dos democratas, Pavan afirmou que “o DEM apenas entregou os cargos” e que, em relação aos peemedebistas, todo o espaço será mantido de acordo com a desenvoltura de cada um no desempenho das suas funções. “O envolvimento e a dedicação vai ser maior que o desejo partidário”, frisou.
PT na presidência do Legislativo
Com a viagem do governador para o Japão, o presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (DEM), assume o governo do Estado. O deputado Jorginho Mello (PSDB), primeiro vice-presidente, também estará em missão no exterior, abrindo a possibilidade de Jailson Lima (PT), segundo vice-presidente, assumir o comando do Legislativo estadual.
Pavan destacou esse fato durante a coletiva e acrescentou: “O Jailson vai assumir a presidência dessa Casa e isso mostra a perfeita sintonia que poderemos ter daqui para frente”.
Mudanças e candidatura
Na troca dos secretários, apenas dois nomes foram confirmados pelo governador na coletiva e serão nomeados, interinamente, nos próximos dias. Cleverson Silvert vai ocupar o cargo de secretário estadual da Fazenda, enquanto Paulo Ely assume a Secretaria de Estado de Administração.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de disputar o governo do Estado nas próximas eleições, Pavan foi conciso: “Não desejo, não quero, a minha família não quer. Mas o partido quer. Estou entre a cruz e espada. Vou decidir isso lá na frente”, concluiu. (Andreza Matos de Souza/Divulgação Alesc)