03/12/2009 - 12h07min
Legislativo reconhece Pinhalzinho como Capital Catarinense da Amizade
Aprovado em redação final o Projeto de Lei nº 206/09, que reconhece o município de Pinhalzinho como Capital Catarinense da Amizade. De autoria do deputado Dirceu Dresch (PT), a proposição tem o objetivo de homenagear a cidade e seus habitantes que vieram do Rio Grande do Sul, como as famílias pioneiras Schneider, Klauck, Simon, Lauerman, Ecker e Selbak.
O autor traz informações de Neuro Schimit, Ernani Edson, Agusto Giovani e Carmem Salvini e Fernanda Bem. Eles afirmam que, quando as pessoas chegavam a Pinhalzinho de carroças, com suas mudanças, e iniciavam o descarregamento, os habitantes do local ajudavam os novos moradores mesmo sem conhecê-los e sem ter qualquer grau de parentesco. Esse seria um dos motivos que levaram muita gente a se instalar no local.
Segundo o autor, na cidade existem três rádios que enaltecem diariamente a hospitalidade do povo pinhalense e citam muitas vezes a denominação Capital da Amizade.
A etnia de Pinhalzinho é predominante de origem alemã e italiana. O município, que está localizado no centro da microrregião Oeste do de Santa Catarina, situado entre dois grandes centros, Chapecó e São Miguel do Oeste, possui um território de 128,7 Km2 e população estimada de 14.410 habitantes. Suas principais atividades econômicas são os setores da indústria, agricultura e comércio. (Andreza Matos de Souza/Divulgação Alesc)