Legislativo recebe exposição de xilogravuras do artista Álvaro Galrão
Aplicando a técnica ancestral das gravuras, o artista plástico Álvaro Galrão apresenta a exposição de xilogravuras "Série Orgânicas". Exposta nesta segunda-feira (15), na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, a mostra permanece até o dia 26 de maio, com visitação gratuita.
Ao todo 21 obras, de tamanhos variados, compõem a exposição. Entalhadas na madeira e impressas em papel oriental, com uso de técnicas tradicionais e artesanais próprias da xilogravura, o artista destaca que as figuras são compostas por linhas fluídas e sinuosas, criadas com textura singular proporcionada pela característica dos veios da madeira.
Segundo Álvaro, o resultado das obras apresenta gravuras que remetem a natureza por seus contornos. "Em cada obra, o espectador pode observar e interpretar diferentes formas, algumas similares a folhagens, galhos, entre outros aspectos da flora."
Para o artista, a dualidade presente nos traços orgânicos, que detém a delicadeza e a resistência, nos elementos dispostos na natureza ou criados pelas mãos do homem, faz parte da sua característica de trabalho. Segundo ele, a técnica estabelece um jogo metalinguístico, que apropria as curvas suaves, traçadas intuitivamente e entalhadas com precisão na rigidez da madeira.
O artista
Paulista, Álvaro Galrão de França Neto é graduado em Desenho Industrial e Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Com especialização em Propagando e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Neto estreou no ramo artístico com exposições nas áreas de fotografia e artes práticas.
Fascinado pela arte, ele trabalha há 14 anos como professor universitário, ministrando aulas nos cursos de design Industrial, gráfico, de jogos, de moda, além do curso de fotografia e artes visuais. Segundo ele, as disciplinas são voltadas para a area da criação, como plásticas e métodos visuais, expressão gráfica, fotografia e gravura.
Sala de Imprensa