Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2016 - 17h16min

Legislativo recebe a exposição “Inconsciente ecológico: Estado e imagem”

Imprimir Enviar
Paulo Maia e sua exposição "Inconsciente ecológico: Estado e imagem",

 A exposição "Inconsciente ecológico: Estado e imagem", do artista plástico Paulo Maia, pode ser coferida pelo público até o dia 25, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho. O trabalho usa elementos gráficos florais para falar de ecologia e da inquietação humana envolvendo o contexto ao seu entorno, com questões políticas, ambientais e históricas.  
Ao todo são 16 telas com imagens figurativas desenvolvidas com a técnica de giz pastel seco, sobre papel, retratam imagens florais suspensas. O trabalho alegre e colorido completa uma trilogia desenvolvida pelo artista plástico, tendo como temática a ecologia humana. "Busco retratar estado e imagem, onde esses estados me eclodiram em termo de forma estética. Já a imagem vem relacionada mais a questão humana e comportamento", frisou.  
Natural de Itajaí, Paulo destaca que através da pintura expressa o pensamento humano, vendo na arte cores e formas que o permite navegar e evoluir.

O artista
Psicólogo por formação, atualmente Paulo reside em Balneário Comboriú e trabalha como professor universitário. Com uma vasta experiência nas artes plásticas, Paulo iniciou sua paixão pela arte no atelier da artista plástica Nalva Deola. Já nos anos 80 mudou-se para São Paulo, onde iniciou seus esboços à carvão retratando, principalmente, a figuração humana.
Paulo ressalta que ao mesmo tempo teve início a exploração artística e a exploração intelectual, onde começou a estudar Psicologia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1990. Envolvido com a psicologia, ele fez sua especialização em Psicologia da Comunicação (1993) e mestrado em Ergonomia/Engenharia de Produção (1999) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Além dos esboços, ainda nos anos 80, Paulo iniciou seus estudos nas oficinas de arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) tendo como professores Jairo Schimidt e Jandira Lorenz, e fez o curso de Artes Plásticas da Udesc.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar