Legislativo realiza sessão especial em homenagem às Filhas de Jó
Ordem de caráter internacional apoiada pela Maçonaria e que reúne jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos, as Filhas de Jó foram homenageadas na noite desta segunda-feira (9) com uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A solenidade, que também marca a passagem do dia estadual dedicado à fraternidade, foi realizado por iniciativa do deputado Mauricio Eskudlark (PR) e reuniu representantes de Betheis (locais de encontro) de diversas regiões do estado. “Tenho muita alegria como deputado estadual em ser proponente desta homenagem e por vocês estarem aqui nesta, que já é uma importante sessão do nosso calendário na Assembleia Legislativa.”
Na sequência, Larissa Korbag Cerval Patrianova, rainha do Bethel Jurisdicional, destacou o propósito da entidade em buscar o aperfeiçoamento da formação das suas integrantes, por meio do desenvolvimento moral e espiritual e do amor ao próximo, com base nos os princípios de Jó, de fé e paciência.
Ainda em sua fala, ela afirmou que a ordem busca incentivar a emancipação e o espírito de liderança em suas congregadas para promover no mundo as mudanças por elas desejadas. “Esta é uma noite não apenas de celebração por tudo o que foi conquistado até aqui, mas também um momento para reforçar o propósito de justiça. Nossa intenção é buscar fazer a diferença em todos os ambientes em que estivermos inseridas. Afinal, o nosso futuro pertence a nós e será traçado através de nossas escolhas.”
A miss jurisdicional das Filhas de Jó no estado, Adélia Maria Bristot Goes, agradeceu às demais integrantes da representação catarinense pela contribuição na construção de uma imagem sólida e positiva ante as suas congêneres dos demais estados brasileiros e países onde a ordem mantém sedes.
"O empenho, zelo e carinho de cada pessoa são os principais motivadores da belíssima imagem associada a nossa jurisdição. As minhas mais sinceras admirações e agradecimentos a todos aqueles que contribuem para o engrandecimento dos betheis do nosso estado.”
Guardiã jurisdicional para Santa Catarina, Gislaine de Lima Vanderwegen confirmou a boa imagem projetada pela representação estadual, acrescentando que isso se deve, em grande parte, às ações empreendidas em favor de orfanatos, casas de idosos, entidades que prestam atendimento a pessoas com deficiência e abrigos de animais.
Somente no ano de 2017, disse, mais de 210 ações de filantropia foram realizadas, nas quais se destacam a arrecadação e distribuição de alimentos, remédios, roupas e cobertores. “Todo esse trabalho vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento pessoal de nossas filhas, que aprendem a enxergar o mundo de forma mais humana, a serem solidárias com o próximo e a buscar a igualdade em suas ações.
Sem dúvida essa homenagem é delas, das Filhas de Jó, mas quero enaltecer também o trabalho dos nossos conselhos guardiões de cada um de nossos betheis. O voluntariado dessas pessoas é que faz com que sejamos fortes, consolidados e reconhecidos como um estado de sucesso.”
Presença em cinco países
Criada no ano de 1920 anos nos Estados Unidos, a Ordem Internacional das Filhas de Jó atualmente está presente também na Austrália, Brasil, Canadá e Filipinas.
No Brasil, a fraternidade alcança 25 estados, por meio de 264 betheis e 6.600 congregadas. Já Santa Catarina, que conta com o 6º bethel mais antigo do país, (oficialmente instalado no dia 22 de março de 1994), há 22 unidades ativas, que juntas reúnem cerca de 700 integrantes.
Homenageados
- Alice Assis Pacheco, rainha, representando o Bethel 01, de Criciúma;
- Sofia Faqueti Madeira, Past Honorável Rainha, representando o Bethel 02, de Balneário Camboriú;
- Helena Koche Nunes Cruz, rainha, representando o Bethel 03, de Florianópolis;
- Carolina Peruzzo, membro de maioridade, representando o Bethel 04 Ceres, de Chaspecó;
- Carolina da Silveira e Silva, rainha, representando o Bethel 08 Fênix, de Florianópolis;
- Fernanda Kock, rainha, representando o Bethel 09 Aurora Boreal, de Joinville;
- Bárbara Bazeggio; membro de maioridade, representando o Bethel 10 Acácia, de Caçador;
- Letícia Dourado, Filha de Jó, representando o Bethel 12 Íris Manuji, de Curitibanos;
- Giulia Maurissens, membro de maioridade, representando o Bethel 17 Estrela Guia, de Jaraguá do Sul;
- Lais Castagna Vieira, rainha, representando o Bethel 22 Flores do Cambirela, de Palhoça;
- Larissa Korbag Cercal Patrianova, rainha, representando o Bethel Jurisdicional de Santa Catarina;
- Bethel 04 Querem Hapuc, de Blumenau;
- Bethel 06 Jade, de São Miguel do Oeste;
- Bethel 07 Ketzia, de Campos Novos;
- Bethel 11 Lírio da Paz, de Tubarão;
- Bethel 14 Hera, de Xanxerê;
- Bethel 15 Luzes de Gaia, de Joaçaba;
- Bethel 16 Lages;
- Bethel 18 Acácia Dourada, de Canoinhas;
- Bethel 19 Flôr de Lótus, de Concórida;
- Bethel 20 Pérolas do Vale, de Rio do Sul;
- Bethel 21 Ágata, de Palmitos;
- Bethel UD Peregrinas da Luz, de Itajaí.
Agência AL