Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2012 - 14h56min

Legislativo presta homenagem ao Instituto Teológico de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Ato Parlamentar Solene em comemoração aos 40 anos do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC)

Em noite de homenagens, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), realizou ontem (15) um Ato Solene em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc), que no próximo ano completa 40 anos de fundação. Segundo o parlamentar, a homenagem destaca o trabalho de formação do Itesc na área de teologia assegurando aos missionários o aprofundamento necessário nos estudos referentes à religião.
De acordo com o proponente, o Itesc foi concebido pelo episcopado catarinense em 25 de agosto de 1971, quando os bispos do estado se reuniram para traçar os marcos do currículo teológico do instituto a ser criado. Fundado em 10 de janeiro de 1973, o Itesc iniciou seu curso de teologia em Florianópolis em março daquele ano, com a participação de oito seminaristas de várias dioceses, sob a orientação do primeiro reitor e diretor do instituto, Padre Paulo Bratti. “Nestes 40 anos, o Itesc se dedicou prioritariamente à formação de presbíteros, leigos e leigas, concedendo-lhes o bacharelado eclesiástico sob a supervisão da Faculdade Jesuíta de Teologia, com a chancela da Santa Sé”, relembra Baldissera.
Segundo o diretor da Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), Vitor Galdino Feller, atualmente 600 alunos já receberam o bacharelado eclesiástico. “Com um corpo docente de 25 mestres e doutores, o Itesc conta atualmente com uma biblioteca de mais de 30 mil volumes, tornando-se uma das principais bases de consultas em teologia no Estado. Fatores como este contribuíram para formação de aproximadamente 500 presbíteros que hoje atuam nas dioceses catarinenses e lideranças religiosas que trabalham nas comunidades das 10 dioceses de Santa Catarina”, destaca. Para Feller, a homenagem é um reconhecimento do trabalho realizado durante estes anos de atuação. “O serviço prestado pelo Itesc às dioceses se estende também a sociedade catarinense, umas vez que a atuação dos padres e freiras nas comunidades busca um mundo melhor”, frisou.  
Bispo da Arquidiocese de Tubarão, João Francisco Salm acredita que a formação de pesquisadores e especialistas em teologia, presbíteros, religiosos e lideranças leigas contribuem na formação de uma igreja mais participativa. “Esta dedicação por meio de seus conhecimentos contribuem para defesa e valorização da vida, promovendo o diálogo através da religião como força construtora da solidariedade e dos princípios básicos da cidadania”. Já Dom Wilson Tadeu Jonck ressalta que o Itesc para igreja de Santa Catarina tem um valor simbólico, uma vez que a instituição é responsável pro preparar o sacerdote. (Tatiani Magalhães) 

Homenageados:
Padre Paulo Bratti – in memorium
Dom Afonso Niehues – in memorium
Adriana de Mello Tomaz
Dom Orlando Brandes
Bom Tito Buss
Padre Francisco de Assis Wloch
Raul Kestering
Vitor Galdino Feller

Voltar