Legislativo homenageia colonização italiana fundada no Sul do Estado
A interpretação dos hinos brasileiro e italiano, sob a regência do maestro José Nilo Valle, marcou a abertura da sessão especial em homenagem aos 140 anos de fundação da Colônia Azambuja em Santa Catarina. Seguida pela apresentação de um vídeo institucional sobre a história do primeiro assentamento de imigrantes italianos no Sul do estado, a solenidade realizada na noite desta quarta-feira (26) lotou as dependências do Plenário Deputado Osni Régis.
Entre as autoridades, personalidades e a sociedade civil que prestigiaram o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), abriu a sessão enaltecendo a iniciativa do deputado Cleiton Salvaro (PSB), de celebrar a consolidação da colônia, resgatando sua importante contribuição para o cenário cultural e econômico de Santa Catarina. Na condição de proponente, Salvaro lembrou que, além do resgate histórico, a sessão homenageia de forma simbólica, com a entrega de placas comemorativas, pessoas e entidades que contribuíram para a fundação e desenvolvimento da Colônia Azambuja no Estado.
Considerando que a homenagem representa manter e reconhecer a tradição italiana, Salvaro aponta a imigração como uma grande contribuição para a sociedade catarinense, tendo em vista o legado cultural e econômico alcançados deixado pelos italianos em terras catarinenses. “Deste trabalho surgiu o desenvolvimento da região Sul.”
Em nome dos homenageados, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), destacou sua satisfação em representar os colegas, considerando a importância da solenidade. Descendente de italianos, o parlamentar fez questão de resgatar os primeiros passos da colonização, lembrando que a fundação da Colônia Azambuja, na região de Pedras Grandes, em Tubarão, foi o marco inicial da colonização italiana no Sul de Santa Catarina.
Segundo o ex-presidente da Casa, um ano após a sua fundação ocorreu a expansão da colonização para outros locais, mas Azambuja continuou a ser o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul do Estado até meados da última década do século XIX. “Elevada a distrito em 1888, Pedras Grandes foi estabelecido a município em 1961, quando se desmembrou de Tubarão.”
Ao considerar um momento especial, a presidente do Comitato Veneto di Santa Catarina (Comvesc), Fabíola Cechinel, frisou que o trabalho contínuo e diário com os imigrantes contribui para essa história de sucesso e conquistas ao longo dos 140 anos. Segundo ela, a história da colonização, que teve início em 28 de abril de 1877, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes, contava com 90 famílias, somando um total de 291 pessoas vindos a bordo do navio vapor Rivadavia.
Fabíola informou que, de acordo com os registros históricos, em 21 de novembro de 1876 o então ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Tomás José Coelho de Almeida, designou uma comissão para discriminação e medição das terras públicas existentes no Sul de Santa Catarina. Tal comissão instalou-se no Vale do rio Tubarão em janeiro de 1877, onde, na confluência do rio Pedras Grandes com o rio Tubarão, fundou às pressas a Colônia de Azambuja, para onde foram encaminhados os primeiros imigrantes italianos procedentes, em sua maioria, da região do Vêneto.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, deputado licenciado Leonel Pavan (PSDB), e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, deputada licenciada Ada Faraco De Luca (PMDB). Após os pronunciamentos e a entrega das homenagens, a solenidade foi encerrada com a apresentação do grupo de Dança Valsugana, no Hall do Palácio Barriga Verde.
Homenageados
- Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini
- Cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora
- Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli
- Fabio Porta
- Renata Eitelwein Bueno
- Myrian Castelli
- Fabiola Cechinel
- Ademir Magagnin
- Vadionir Rocha
- Júlio Cesar Colombo
- Aldo Sergio Sanciro Ghislandi
- Zefiro Giassi
- Sirege Maria Freitas
- Sergio Maccari
- Sergio Roberto Maestrelli
- Josi Spillere
- Desiderio Peron
- Nirlan Luiz Bortolotto
- Terezinha Possenti
- Gilson Antonio Fontanella
- Renato Damian
- Idemar Ghizzo
- Adilcio Cadorin
- Eusebio Pasini Tonetto
- Pe. Nivaldo Ceron
- Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes
- Hélio Soratto
- Fernando Zancan
- Juliana Salvador
- Edna Felisbino Ghizzo
- Juraci Brocca
Sala de Imprensa