Legislativo homenageia Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina
O desempenho e resultado adquirido pelos voluntários que integram os Conselhos Comunitários de Segurança de Santa Catarina (Consegs/SC), em especial da região de Blumenau, foram homenageados na noite de ontem (18), na Assembleia Legislativa. Durante a solenidade requerida pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD), as ações desenvolvidas pelos conselhos foram apresentadas aos convidados como forma de levar ao conhecimento da sociedade a atividade e a atuação deste grupo de trabalho. Envolvidos diretamente com a sociedade, os Conegs auxiliam a instituição policial em buscas por soluções que atuem sobre as causas da violência e da criminalidade, proporcionando segurança e qualidade de vida para os catarinenses.
Criados a partir de 2001, os Consegs são formados por moradores de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas locais de segurança, assim como estreitar laços de cooperação entre as várias lideranças locais. Eles implementam a filosofia de polícia comunitária, integrando a comunidade e as polícias em busca de soluções criativas para os problemas da violência e criminalidade. Atualmente, existem mais de 300 Consegs espalhados por Santa Catarina.
Na condição de ex-integrante do Conseg, Jean Kuhlmann salientou que sempre que a comunidade se envolve e participa de ações junto ao poder público o setor acaba errando menos e atendendo com mais precisão a própria comunidade. “A participação da sociedade em uma entidade do bairro, como associação de moradores, conselho comunitário, ou associação de pais e professores, é fundamental para o desenvolvimento do município e a qualidade de vida. Através dessa participação, o poder público acaba investindo melhor os recursos e atendendo melhor o povo”. Para o parlamentar, a homenagem é uma forma singela de agradecer e reconhecer o trabalho dessas pessoas que acreditam no bem comum.
Ao prestigiar a solenidade, a deputada Ana Paula Lima (PT) destacou a importância dos Conegs, ao fazer um elo entre a população e a segurança pública. “Além da eficácia do trabalho prestado pelos Conegs, a iniciativa aproximou a polícia da sociedade”, observou.
Já a delegada e gerente de Ações Institucionais, Vanessa de Oliveira Corbari, destaca que a criação dos Conegs é uma conquista que há muito tempo era vista como necessária pela Secretaria de Segurança. “Esse grupo de voluntários contribui para ‘o pensar’ em prevenção com a ajuda estratégica da polícia. É de extrema importância dar atenção à segurança pública e colaborar com a consciência da comunidade”, frisou.
Representando todos os Consegs, a presidente da Associação dos Consegs de Blumenau, Salete Sbardelatti, agradeceu a homenagem. Segundo ela, iniciativas como essas fazem os voluntários acreditar cada vem mais no seu trabalho. “Essa é uma conquista diária que para se manter precisa de uma dedicação contínua”, afirmou.
Sala de Imprensa