Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2013 - 17h13min

Legislativo elege Ponticelli presidente e renova integrantes da Mesa

Imprimir Enviar

Com placar de 39 votos a 1, o deputado Joares Ponticelli (PP) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa na tarde de hoje (1º), para o biênio 2013-2014. O segundo colocado na disputa foi o deputado Sargento Amauri Soares (PDT). A sessão preparatória para eleição do presidente foi conduzida pelo deputado Reno Caramori (PP), secretariada pelos deputados Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Altair Guidi (PPS).

Pela primeira vez desde a eleição do deputado Julio Garcia (PSD), em 2005, não houve unanimidade na eleição do presidente da Casa porque o deputado Sargento Amauri Soares manteve a candidatura. “Nossa candidatura resultou de uma posição política que pretende deixar claro que em Santa Catarina não existe partido único. A candidatura hegemônica é governista”, afirmou Soares. Já o presidente eleito disse que sua candidatura nasceu e foi construída dentro do Poder Legislativo, com plena participação dos deputados que compõem a Casa. “O processo de composição é melhor que a disputa”, defendeu Ponticelli.

Membros da Mesa
Na segunda sessão preparatória, presidida pelo novo presidente da Casa, os deputados elegeram os componentes da Mesa. A chapa única foi composta por Romildo Titon (PMDB), primeiro vice-presidente; Padre Pedro Baldissera (PT), segundo vice-presidente; Kennedy Nunes (PSD), primeiro secretário; Nilson Gonçalves (PSDB), segundo secretário; Manoel Mota, terceiro secretário (PMDB); e Jailson Lima da Silva (PT), quarto secretário. O placar foi de 39 votos favoráveis e um voto nulo.

Discurso de posse
O recém-eleito presidente recebeu os cumprimentos dos parlamentares de todas as bancadas e agradeceu a confiança de sua bancada, do PSD e demais partidos. Agradeceu em especial ao deputado Romildo Titon, “que recuou de sua candidatura para fazer uma composição histórica”. No quarto mandato de deputado estadual, Ponticelli relembrou a trajetória política desde 1996, quando foi eleito vereador em Tubarão e, dois anos depois, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Eu sempre sonhei em poder chegar a um momento de júbilo como este, mas não permitirei que a importância do cargo me torne diferente.” Ele reafirmou o compromisso de conduzir os trabalhos da Casa ampliando os acertos. O Poder Legislativo continuará autônomo e independente, mas em uma relação harmônica com o Poder Executivo.

Ponticelli informou que pretende deixar algumas ações que possam lembrar a passagem dele pela presidência. Ele listou três ações externas: a construção de ação parlamentar conjunta entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelo fortalecimento do carvão como alternativa energética; a promoção de uma frente de trabalho pela adequação da legislação estadual ao novo Código Florestal Brasileiro, sob a coordenação do deputado Romildo Titon; e a terceira ação será de combate ao avanço do crack e das drogas em Santa Catarina. Internamente, buscará esforços para trazer de volta ao Palácio Barriga Verde os setores administrativos que estão fora da sede.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar