Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/11/2019 - 16h54min

Legislativo destaca pacote de obras no Meio Oeste e cobra reajuste da PMSC

Imprimir Enviar

A reposição inflacionária dos salários da Polícia Militar de Santa Catarina e o pacote de obras no Meio Oeste anunciado pelo governo do estado deram o tom dos debates na sessão de terça-feira (5) da Assembleia Legislativa.

“Sexta e sábado acompanhamos o governador em Joaçaba, Herval do Oeste e Ouro. Ele levou notícias importantes e aguardadas há muito tempo. Em Joaçaba levou recursos para ampliação do aeroporto Santa Terezinha, uma parceria do governo do estado e do governo federal”, descreveu Valdir Cobalchini (MDB).

Cobalchini listou recursos para a recuperação da SC-135, que liga Luzerna, Joaçaba e Herval do Oeste à BR-282, além da retomada das obras da rodovia que liga Ouro a Jaborá e a ampliação do aeroporto de Caçador.

Moacir Sopelsa (MDB) concordou com o colega, elogiou o governador, ressaltou a reforma do IML de Concórdia e citou o segundo reinício das obras na estrada entre Ouro e Jaborá.

“O secretário que deu a primeira ordem de serviço foi Vossa Excelência, infelizmente as duas empresas que assumiram a obra tiveram problemas”, reconheceu Sopelsa.

Já o deputado Sargento Lima (PSL) cobrou do governo do estado uma resposta à reivindicação dos policiais militares, que pedem reposição inflacionária desde 2013.

“Faz seis anos que o policial não tem reajuste salarial e qual tem sido a resposta do governo do estado? Nenhuma. Essa técnica de gerenciamento de crise que funciona com vagabundo, não funciona com a gente. O governador está cansado de saber nossas reivindicações. Está na hora de sair da toca, ir para frente de um microfone e de uma câmera e dar respostas”, cobrou Sargento Lima.

Câmera na farda
Maurício Eskudlark (PL) exibiu vídeo de abordagem policial em Salete, no Alto Vale do Itajaí, que resultou na morte de um cidadão depois que este atentou contra a vida do agente de segurança.

“Se não tem o vídeo, vêm as outras versões, ‘meu filho jamais iria reagir’, ‘ia obedecer a ordem policial’”, exemplificou Eskudlark.

Ricardo Alba (PSL) avaliou que a abordagem foi exemplar e que o policial “reagiu no momento adequado para defender a própria vida”.

Dia do microempreendedor individual
Ricardo Alba pediu o apoio dos colegas para projeto de sua autoria que institui 19 de dezembro o dia estadual do microempreendedor individual.

“É para evidenciar e chamar a atenção para o microempreendedor, o  Brasil já conta com 8 milhões de pequenos empreendedores que fazem girar a economia”, justificou.

Perdão para quem pede
Paulinha (PDT) informou que perdoou um dos agressores que utilizaram as redes sociais para criticarem além do tolerável o vestuário que usou na cerimônia de posse no Palácio Barriga-Verde.

“Judicializamos uma série de manifestações, nesta última semana na cidade de Joinville tivemos a primeira experiência de uma audiência de conciliação. Meu objetivo não era fazer mal ao seu Wilson, um senhor de idade, muito bonito. Ele disse ‘olha, quero dizer que não te conhecia, nem sei porque fiz isso, quero pedir desculpas a você’. Quem somos nós para não atender um gesto de pedir perdão, se me pede perdão de coração, está perdoado”, relatou Paulinha.

Segundo a deputada, como resultado da transação penal o cidadão fará uma doação para a delegacia da mulher de Joinville.

Pista de atletismo de Timbó
Laércio Schuster (PSB) criticou o governo e sugeriu rever as ferramentas de gestão e planejamento depois que o Executivo depositou os recursos para a construção de uma pista sintética para atletismo apenas dez dias antes do início dos Jogos Abertos, que acontece em Timbó, Indaial e Pomerode.

“Timbó fez a drenagem e concretagem para receber o piso sintético, que viria através da Fesporte, mas infelizmente não aconteceu, faltando apenas 10 dias depositou o dinheiro na conta, faltou planejamento e gestão”, decretou Schuster, acrescentando que Jaraguá do Sul cedeu os equipamentos de atletismo para a competição.

Ivan Naatz (PV) acompanhou o colega e criticou o Executivo.

“As notícias são de que o governo liberou milhões para a Serra do Rio do Rastro, mas até agora não começou; que o hospital Santa Izabel ia receber R$ 1 milhão todo mês, mas não foi passado nada. De fato, tirando a recuperação da ponte Pedro Ivo e da ponte Hercílio Luz, não há uma obra do governo de Santa Catarina. É só da boca para fora, muito anúncio de liberação e poucos recursos chegando na base”, declarou Naatz.

Novembro azul
Neodi Saretta (PT) registrou na tribuna o início da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.

“É fundamental que possamos ter a prevenção, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata os brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. É preciso que a União, estados e municípios não fiquem apenas em uma faixa, que efetivamente façam ações de prevenção e diagnóstico precoce”, alertou o presidente da Comissão de Saúde.

Leão baio
Marcius Machado (PL) comparou a si mesmo a um “leão baio rugindo pela nossa terra”. Falando para alunos do tradicional colégio Vidal Ramos Junior, de Lages, que visitavam a Alesc, Marcius lembrou que é o único representante da região Serrana no Parlamento e enumerou as principais reivindicações da Serra.

O funcionamento da nova ala do Hospital Tereza Ramos; o funcionamento do aeroporto Regional de Correia Pinto; a pavimentação da SC-370, da SC-390, da SC-120 e da Serra do Corvo Branco, assim como a federalização do Caminho das Neves.

Dia do técnico agrícola
Altair Silva (PP) parabenizou os técnicos agrícolas pela passagem do seu dia, celebrado em 5 de novembro.

“Graças aos técnicos agrícolas temos uma agricultura e uma agroindústria de ponta”, declarou Altair, que homenageou as escolas pioneiras de “Camboriú e Araquari, os Cedups, as escolas federais e os Institutos Técnicos Federais que formam profissionais abnegados, uma verdadeira profissão de fé.”

José Milton Scheffer (PP) também homenageou a categoria.

“É o profissional que vai levar informação e tecnologia para a família rural, um dos grandes responsáveis pelo sucesso que Santa Catarina tem no agronegócio e na agricultura familiar”, garantiu Scheffer.

Sargento Lima (PSL), que também é técnico agrícola, parabenizou os colegas e revelou que carrega entre as melhores lembranças da vida o tempo de “batateiro” no colégio agrícola.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar