24/09/2009 - 11h41min
Legislativo comemora o Dia do Auditor Fiscal e os 21 anos do Sindifisco
Uma sessão especial em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal e aos 21 anos do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco) foi realizada na noite de quinta-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa. No mesmo ato solene, o jornalista Moacir Pereira lançou o livro “História do Fisco Catarinense – Construindo uma Santa Catarina Melhor”. Autoridades, parlamentares, jornalistas, servidores públicos e familiares prestigiaram o evento proposto e conduzido pelo deputado Renato Hinnig (PMDB).
Como parte das comemorações foi apresentado um vídeo do Sindifisco que mostrou imagens dos idealizadores da entidade, compromissos, sonhos, novas ações, personagens e autores de toda história. Na narração foi ressaltada a responsabilidade, a seriedade e a dedicação dos profissionais para a valorização da atividade fiscal no estado. Desde a criação, em 22 de outubro de 1988, do primeiro sindicato da categoria, um dos muitos objetivos da entidade tem sido defender o interesse público em questões que tratem de matéria tributária.
Como propositor da sessão solene, Hinnig agradeceu o apoio e a confiança que teve quando desempenhou a função de diretor de Tributação na Secretaria de Estado da Fazenda e observou que Santa Catarina tem um fisco diferente, onde se trabalha com o olhar para a população catarinense. “Temos consciência da importância do trabalho dos fiscais no dia a dia. É difícil e complicado. Mas o dever é buscar e recolher aquilo que é devido ao Estado. São esses recursos que, investidos em educação, saúde e segurança, melhoram a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Cidadania
O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Rogério Macanhão, iniciou agradecendo a homenagem e classificou os fiscais como “profissionais vibrantes do Estado”. Ele acrescentou que cada trabalhador do fisco catarinense é um agente de cidadania, que prima pelos direitos individuais e coletivos. Já para o presidente do Sindifisco, Fabiano Dadam Nau, a entidade chega à maior idade trazendo o reflexo da conduta dos servidores da sociedade comprometidos com a causa pública. Ele falou dos desafios, das conquistas ao longo dos 21 anos e do planejamento de várias ações pró-ativas. “Nossa renúncia é grande para desempenhar esse importante papel, mas a recompensa é maior ainda.”
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o vice-governador, Leonel Pavan (PSDB), prestigiaram o evento, juntamente com o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni. Unânimes, eles enalteceram o fundamental trabalho dos profissionais do fisco estadual e declararam que Santa Catarina é um estado de destaque entre os demais da federação. Luiz Henrique afirmou que o governo tem uma postura diferenciada. “Não aumentamos nem criamos impostos, e sim reduzimos as taxas, a exemplo do que fizemos com o setor têxtil.” Já Pavan disse que muitos questionam a dureza do fiscal catarinense. “Mas é por isso que estamos crescendo. Eles são os grandes responsáveis por esse crescimento social e econômico.” Para Gavazzoni, mesmo com a crise internacional e ambiental que está assolando o território catarinense, o estado continua de pé graças ao esforço coletivo. “A homenagem de hoje é para todos que construíram e continuam construindo essa história”, concluiu.
O livro
O jornalista Moacir Pereira, ao fazer o lançamento do livro “História do Fisco Catarinense – Construindo uma Santa Catarina Melhor”, falou ser aquele um momento de privilégio profissional e de cidadão. Disse ainda que a obra foi resultado de muito trabalho, onde milhares de documentos foram manuseados. “Foi o livro que me deu o maior trabalho até hoje, de compilação, revisão, leituras e releituras. Confesso também que foi uma extraordinária e rica experiência, uma satisfação, um grande prazer. Esse trabalho só fez multiplicar a admiração que já tinha para com os profissionais fiscais do Estado”, pontuou o jornalista. (Andreza de Souza/Divulgação Alesc)
Homenageados
Luiz Henrique da Silveira - governador
Leonel Pavan – vice-governador
Marcos Gavazzoni – secretário de Estado da Fazenda
Gelson Merísio – em nome do Parlamento catarinense
Maria dos Santos Carneiro – representando José Carlos Domingos Carneiro, in memoriam
Ramon Santos de Medeiros – representando Anastácio Martins
Renato Luiz Hinnig – deputado estadual
André Leonardo Eyng – representando Adalberto Aluízio Eyng
Rogério Macanhão – presidente do Fenafisco
Fabiano Dadam Nau – presidente do Sindifisco
Waldemar da Costa – representando os Auditores Fiscais da Receita Estadual de Santa Catarina
Valmor Zomer Garcia – representando Pedro de Andrade Garcia, in memoriam
Maria Conceição de Mattos – representando Ivan Luiz de Mattos, in memoriam
José Gervásio Justino – representando Nelson Amâncio Madalena
Rodrigo Nunes Lunardelli – representando José Abelardo Lunardelli, in memoriam
Almir José Gorges
Antônio Carlos Vieira
Cláudio Andrade Ramos
Fernando Ferreira de Mello Júnior
José Reinaldo Figueiredo
Marco Aurélio de Andrade Dutra
Oscar Falk