Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/08/2013 - 17h27min

Legislativo apresenta a exposição “O universo de Agatha Marcelino”

Imprimir Enviar
O Universo de Agatha Marcelino. Foto: Lucas Gabriel Diniz

Com lançamento marcado para hoje (5), a partir das 19 horas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe a exposição “O universo de Agatha Marcelino”. Portadora da síndrome de Down e diagnosticada com autismo, aos 21 anos Agatha vem se descobrindo como artesã, criando peças trabalhadas em argila e madeira.

Segundo sua mãe, Mara Marcelino, Agatha começou a trabalhar com esses suportes como terapia ocupacional, junto com outras atividades, e foi neles que se descobriu artista. “Na oficina de madeira do terapeuta Miguel Buchele, no Porto da Lagoa, ela encontra seu espaço de concentração e criatividade, em um ambiente ao ar livre, entre árvores e plantas”, destaca.

De acordo com a jovem, no trabalho com a cerâmica, é utilizada uma técnica que consiste em enrolar cilindros de argila e juntá-los para dar forma aos vasos. Com a madeira, transforma tronco  em figuras mágicas e objetos lúdicos, utilizando lixas grosas, recebendo apoio do terapeuta apenas quando a atividade necessitada de cortes.

Para ela, a atividade artística é um aprendizado através do uso de cores. “Na elaboração de animais, são apresentadas as cores originais deles, mas as opções são colocadas na frente dela para que ela escolha e se expresse um pouco”, destaca Miguel.

As obras vão ficar expostas, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, até o dia 16 de agosto, com visitação aberta ao público de segunda a sexta.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar