Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/08/2013 - 18h10min

Lançamento: livro registra fatos dos 150 anos de Brusque na língua alemã

Imprimir Enviar

Diversos textos que preenchem as mais de 500 páginas do livro “Brusque: 150 anos – Tecendo uma história de coragem” foram traduzidos para o alemão e formam uma nova edição da obra que traz os principais fatos, desde a fundação até os dias de hoje, da cidade colonizada pelos alemães no Vale do Itajaí. O livro traduzido será lançado na Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (6) com a presença de autoridades políticas e empresariais da região. O evento fez parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil.

O projeto de um livro sobre a história de Brusque nasceu em 2010, ano de comemoração do sesquicentenário do município. O historiador Marlus Neihbur, que também é diretor de Patrimônio da Fundação Cultura, foi responsável por elaborar o trabalho, ao lado de dez historiadores. O livro em português foi lançado em 2012. Agora, a obra foi traduzida para o alemão por Úrsula Paula Elysabeth Rombach, que participa de movimentos culturais de Brusque.

A obra tem característica acadêmica, com fontes citadas, ao mesmo tempo em que traz uma linguagem simples e atrativa dos fatos que marcaram a história da cidade. Cerca de 470 imagens, com fotos, mapas e ilustrações, complementam o livro, baseado em 15 acervos públicos e privados. O projeto foi capitaneado pela Fundação Cultural de Brusque, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Durante a cerimônia de lançamento do livro no Parlamento, serão lembrados todos os colaboradores da obra. Além do caráter histórico-cultural, os organizadores planejam utilizar as duas edições como complemento no ensino na rede de educação de Brusque.

Ano da Alemanha no Brasil
O ano da Alemanha no Brasil é um período no qual estão programados eventos para celebrar a longa parceria cultural e econômica entre os dois países. Brusque participa do calendário comemorativo com projetos que enaltecem a importância alemã no cotidiano do município. Além do livro, destacam-se o intercâmbio de estudantes brusquenses para a cidade germânica de Karlsruhe, a introdução da língua alemã nas escolas da rede municipal de ensino e a Sala Virtual de Brusque. Para saber mais, acesse www.brusque.sc.gov.br.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar