Lançamento da segunda etapa do Pronatec repercute na tribuna
O lançamento, pelo governo federal, da segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi destacado na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (25) em pronunciamento realizado pela deputada Ana Paula Lima (PT).
Criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, o Pronatec, disse a parlamentar, constitui-se em importante instrumento de inclusão social, garantido cidadania a diversos segmentos da população. “O programa tem garantido cidadania aos jovens e também aos adultos que perderam a chance de estudar e hoje podem voltar à sala de aula.”
A proximidade do cumprimento da meta de 8 milhões de inscrições até o final deste ano, prosseguiu, foi o que motivou o governo a anunciar, na última semana, a continuidade dos cursos. “Até o momento já foram registradas 7,4 milhões de matrículas. O programa tem dado tão certo que foi lançada essa segunda etapa.”
Ana Paula, que no último dia 6 acompanhou, em Florianópolis, a formatura de 2 mil alunos do Pronatec, provenientes de 37 municípios catarinenses, afirmou que a partir de 2015 serão oferecidas 12 milhões de novas vagas, divididas em 220 cursos técnicos de nível superior e médio e em 646 de qualificação. “O chamado Pronatec 2.0 é a garantia da oferta da qualificação necessária para que milhares de pessoas possam entrar no mercado de trabalho e acreditem num futuro com dignidade.”
Agência AL