Lançado no plenário 2º Anuário Estatístico de Base Florestal de Santa Catarina
O diretor executivo da Associação Catarinense das Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara, esteve na manhã desta quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa para lançar o 2º Anuário Estatístico de Base Florestal de Santa Catarina.
A edição concentra informações sobre a base florestal plantada no estado, situação do mercado e os destaques de Santa Catarina no setor.
Em quinto lugar entre os estados com maior área de florestas plantadas, Santa Catarina, disse Murara, é o principal exportador nacional de madeira serrada de pinus, móveis, portas e o terceiro de papéis. Ele pediu apoio dos deputados para que o segmento continue a se desenvolver. “O anuário traz números muito positivos, sobretudo diante desta crise econômica que assola o estado e o Brasil. Esperamos que este estudo traga o apoio necessário para que possamos continuar sendo vanguarda no setor florestal do país.”
A manifestação de Murara foi respondida por alguns deputados ainda no plenário. Nilso Berlanda (PR) afirmou que o plantio de florestas é o esteio econômico de muitos municípios, sobretudo no Planalto Serrano, e conta com a sua simpatia.
Da mesma forma, José Milton Scheffer (PP) afirmou que a floresta e os produtos florestais agregam muito valor e trazem muitas riquezas para economia do estado, gerando empregos e resolvendo questões sociais. O parlamentar acrescentou, entretanto, que ainda há espaço para desenvolvimento do setor e colocou a Comissão de Agricultura e Política Rural, da qual é vice-presidente, à disposição da ACR. “Temos ainda um potencial a ser conquistado, no clima, no solo, mas também no empreendedorismo e da força de trabalho de nossa gente. Neste sentido, o Anuário Estatístico será de grande importância para pesquisas, estudos e posicionamentos dos parlamentares da Casa.”
Destaques de Santa Catarina no Anuário
1º exportador de madeira serrada de pinus com 44% do total nacional (2015);
2º estado em área plantada de pinus, com 541 mil hectares (2015);
2º exportador de compensado de pinus com 26% do total nacional (2015);
3º exportador de papéis com 12% da exportação brasileira (2015);
3º exportador de painéis reconstituídos com 12% do total nacional (2015);
4º produtor de toras de florestas plantadas, com 10% da produção brasileira de toras (2015);
5º estado em área com florestas plantadas, com 654 mil hectares (2014);
Maior exportador de portas de madeira com 75% das exportações brasileiras (2015);
Maior exportador de móveis de madeira, com 44% do total nacional (2015);
14,8 mil empresas do setor florestal são catarinenses (49% da ind. Madeireira nacional), equivalente a 9% do total nacional e 30% da Região Sul (2015);
As empresas florestais catarinenses empregam diretamente 92,6 mil pessoas.
Agência AL