Lançada na Assembleia Legislativa a 79ª Semana da Enfermagem
Sob o tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar", foi lançada oficialmente na noite desta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa, a 79ª Semana da Enfermagem, que acontece entre os dias 12 e 20 deste mês com atividades programadas em diversos pontos do estado.
O evento é promovido pela seccional catarinense da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen-SC), em parceria com o gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT) e tem como objetivo disponibilizar a troca de informações e experiências entre profissionais e acadêmicos da área.
“O Parlamento catarinense sempre foi parceiro das entidades representativas desses profissionais, que se dedicam ao cuidado das pessoas, mas que também precisam ser cuidados e valorizados. Por isso, todos os anos, no período em que se celebra a Semana da Enfermagem, promovemos ações alusivas à data, como palestras e capacitações, para que estes profissionais possam se reunir e debater temas importantes para sua área de atuação, como as dimensões do cuidar”, destacou Ana Paula na ocasião.
Dimensões do cuidar
A programação da 79ª Semana da Enfermagem inclui a realização de diversas atividades, tais como conferências, simpósios, oficinas e exposições, além de rodas de conversas e atividades comunitárias, todas em torno de um eixo comum, a dimensão do cuidar.
A temática foi definida pela direção nacional da ABen em conformidade com o conteúdo que também será discutido entre os dias13 e 16 de novembro, em Curitiba, em eventos como o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, o 5º Colóquio Latino-americano de História da Enfermagem e o 6º Seminário Nacional de Diretrizes para a Enfermagem na Atenção Básica em Saúde.
No estado, a meta da Aben-SC é proporcionar a estudantes e profissionais da área uma reflexão sobre os fundamentos que alicerçam a profissão, buscar a melhoria do atendimento prestado e discutir as políticas públicas voltadas à saúde. “Nosso objetivo é deflagrar uma onda de debates em torno da temática, possibilitando que estes profissionais, que muitas vezes não têm a oportunidade de frequentar cursos, possam aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, bem como desenvolver a cidadania e a capacidade política de discussão”, afirmou a presidente da ABen-SC, Mágada Tessmann.
Agência AL