Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2022 - 18h23min

Lançada na Alesc a Festa Nacional do Pinhão

Imprimir Enviar
Deputados participam da cantoria no lançamento da festa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Com apresentações musicais no plenário e no hall, foi lançada nesta terça-feira (24) a 32ª Festa Nacional do Pinhão, que será realizada de 10 a 19 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. O anúncio ocorreu durante a sessão ordinária por solicitação do deputado Marcius Machado (PL).

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, enalteceu a riqueza cultural da festa. “O maior evento cultural e artístico do sul do país, com 150 atrações musicais, gastronomia baseada no pinhão, a força da nossa tradição e cultura nos 256 anos de história de Lages.”

Ronconi informou ainda que o prefeito Antonio Ceron (PSD) aguarda a presença de parlamentares e a população catarinense para a abertura oficial da festa no dia 3 de junho, às 19 horas, no Calçadão da Praça João Costa.

A realeza, formada pela rainha, Raissa Wiggers, 1ª princesa, Natália Heineck, e 2ª princesa, Caroline de Lima, informou que os dois anos de paralisação da festa provocaram uma grande procura por ingressos, chegando a 20 mil na primeira hora de vendas pela internet. Elas anunciaram ainda a Sapecada da Canção Nativa, de 12 a 14 de junho, com a seletiva de canções do Brasil e dos países do Mercosul.

A partir do dia 3 de junho, o Recanto do Pinhão, no centro de Lages, trará toda programação artística da festa.

Gralha azul
Ao se declarar feliz e emocionado pela apresentação dos músicos Victor Colombo e Paulinho Guazzelli e pelas manifestações de seus pares que prometeram presença nos 10 dias da Festa Nacional do Pinhão, Marcius Machado reiterou seu aspecto cultural. “Uma festa extraordinária, que evidencia a cultura, os valores e a gastronomia da Serra. Um povo que quer contar sua história, as raízes mais profundas. E tudo começou com a sementinha da gralha azul, que plantada gerou o pinhão.”

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar