Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2017 - 14h11min

Lançada a Frente Parlamentar do Setor Madeireiro e Moveleiro

Imprimir Enviar

Atendendo ao requerimento do deputado Patrício Destro (PSB), foi instalada na manhã desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar para o Setor Madeireiro, Moveleiro e de Celulose. A solenidade de criação do novo colegiado ocorreu no Plenarinho Paulo Stuart Wright e contou com a presença de representantes do segmento de base florestal, além de expressiva participação de deputados, prefeitos e vereadores de diversas regiões do estado.

Entre os objetivos anunciados pela nova frente estão sugerir e acompanhar as políticas públicas e obras de infraestrutura que garantam a competitividade logística e o desenvolvimento econômico sustentável do segmento. “O setor moveleiro e madeireiro é muito forte e muito importante para a economia de Santa Catarina, e queremos poder discutir suas dificuldades e criar um canal de interlocução com o governo do Estado”, disse Patrício Destro na ocasião.

Presente ao evento, o presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Santa Catarina, Dieter Grimm, apresentou como principais demandas a prorrogação da vigência do decreto governamental que reduziu as alíquotas de ICMS e a ampliação do programa de refinanciamento de dívidas (Refis) voltadas ao setor. Segundo Grimm, os benefícios têm sido importantes para ajudar as indústrias do segmento a atravessarem a crise econômica pela qual o país passa e também para possibilitar uma modernização em seus parques fabris. 

Líder do governo no Parlamento estadual, o deputado Darci de Matos (PSD) afirmou que são grandes as chances de o governo atender aos pleitos levantados por Grimm. “Claro que estas decisões precisam da anuência do Confaz [Comitê de Política Fazendária], mas como são benefícios antigos, acredito ser possível atendê-los. Mas para isto precisamos ir à Secretaria da Fazenda com argumentações precisas e acompanhadas de todos os deputados aqui presentes”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), também anunciou seu apoio às reivindicações levantadas. “Quero deixar o meu compromisso com a frente e também com as entidades aqui representadas, em atuar com o Poder Executivo para o atendimento destas demandas, que são meritórias e justas.”

Já o deputado Milton Hobus (PSD) se comprometeu em tratar as questões com o governador Raimundo Colombo ainda hoje. “Como líder do meu partido, tenho um encontro marcado com o governador nesta noite, durante o qual já pretendo abordar estes temas. Estamos em um bom momento e o governador, como é uma pessoa sensível, certamente vai avaliar estas prorrogações, ao menos até o final de 2018, quando termina o seu mandato.”

Audiências regionais
Ainda durante o lançamento da frente parlamentar ficou acertada a criação de uma agenda de audiências públicas em diversas cidades do estado para levantar os problemas relacionados às atividades ligadas à produção e beneficiamento da madeira. De início, devem ser visitadas as cidades de Rio do Sul, Lages, Curitibanos, Caçador, Chapecó e São Bento do Sul.

Também participaram do evento os deputados Valdir Cobalchini (PMDB). Nilso Berlanda (PR), Antonio Aguiar (PMDB), Ismael dos Santos (PSD), Gabriel Ribeiro (PSD), João Amin (PP) e Jean Kuhlmann (PSD).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar