17/05/2009 - 15h50min
Laguna é o único município brasileiro a praticar pesca com auxílio de botos
Presente no Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), o secretário de turismo do município de Laguna, Danilo Prudêncio da Costa, falou sobre as riquezas arquitetônicas, culturais e históricas do município.
Fundada em 1676, Laguna possui um cenário perfeito para o encontro com a natureza e para uma viagem pelo tempo, revelando momentos importantes da história catarinense. Porém, para Costa, a pesca feita com auxílio dos botos é apontada pelos profissionais como um dos fatos mais curiosos do planeta. “Esse tipo de pesca em água salgada só existe em Laguna, já em água doce o espetáculo acontece em mais dois lugares no mundo, na África e Tailândia”, revelou.
Segundo o secretário, os botos são declarados como patrimônio natural do município de Laguna e conduzem os cardumes aos locais mais rasos do canal, onde os pescadores lançam suas tarrafas e capturam os peixes. “Nesta época do ano, em que se dá a temporada de tainha, é que a parceria entre homem e animal fica em evidência”, ressaltou. (Tatiani Magalhões/Divulgação ALESC)