Krelling destaca seus projetos em defesa do esporte e do Maio Branco
A importância do esporte durante a pandemia de Covid-19 e a campanha de doação de leite materno neste período são destaques da atuação parlamentar do deputado Fernando Krelling (MDB), apresentado no programa “Fala, Deputado (a)”, da TVAL, a TV da Assembleia Legislativa, veiculado nesta segunda-feira (10). O deputado também enfatizou a importância de emendas destinadas à área da saúde para região Norte do estado.
Krelling agradeceu a oportunidade de passar um “pouquinho” das ações desenvolvidas pelo seu mandato na Assembleia Legislativa e destacou a importância da divulgação do trabalho parlamentar realizado pelas redes sociais e da imprensa da Assembleia Legislativa. O programa pode ser acompanhado pelas redes sociais da Assembleia (Facebook, YouTube e Instagram); pela Rádio AL, onde ficará disponível no perfil do Spotify da emissora; e na Agência AL.
“Estamos vivenciando uma crise mundial, que atingiu todas as pessoas, ninguém esperava esse momento difícil e com isso, automaticamente, o poder público também tem sofrido muito, diminuído seus orçamentos e principalmente a saúde pública, que já era, infelizmente, uma saúde deficitária. E nós, por meio de emendas parlamentares, da busca de recursos junto à Secretaria de Estado da Saúde, conseguimos ajudar a região, principalmente com equipamentos, como respiradores, testes rápidos e com emendas que garantiram recursos para podermos auxiliar neste momento tão difícil.”
O deputado lembrou que essa busca de recursos não ficou restrita apenas a atender as áreas da saúde, mas também para a educação dos municípios da região Norte. “A educação é uma ferramenta de transformação social, podemos com ela mudar a vida das pessoas, então tenho investido muito nesta área. A construção de uma casa não começa pelo telhado, se faz a base primeiro, depois as paredes e por fim o telhado. Então, a base de tudo é a educação.” Krelling também falou que tem investido em destinação de recursos para área de segurança. “São recursos para que as nossas polícias Militar e Civil estejam sempre bem equipadas e preparadas.”
Apoio ao esporte
Formado em Educação Física, Krelling tem atuado em defesa de investimentos no esporte na prevenção de combate à pandemia, além de defender o retorno do setor esportivo no estado. “Vários setores sofreram com a pandemia, mas sempre defendi o esporte como uma ferramenta de saúde. As pessoas têm a visão do esporte como uma atividade de lazer, de entretenimento, mas a minha visão como profissional, cientificamente, é de uma visão de prevenção e promoção de saúde. Desde que entrei no Parlamento tenho defendido essa pauta.”
Para o deputado, com a atividade esportiva, as pessoas terão respostas mais rápidas contra infecções, combate a doenças pré-existentes, combate a depressão, obesidade, e tantas outras doenças que surgem com o sedentarismo. “É só prevenindo, depois que acontece custa bem mais caro.” Krelling disse ainda que tem atuado na defesa da participação da Fesporte no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. “O profissional de Educação Física faz parte da saúde. O Ministério da Saúde investe mais de 90% de seu orçamento em doença e sempre defendi que a gente deve falar mais de saúde, não só de doença. Esperar a pessoa ficar doente para colocar dinheiro. Vamos investir antes para a pessoa não ficar doente.”
Maio Branco
Autor da lei que insere no calendário de datas e festividades de Santa Catarina o Maio Branco, o deputado destacou que os bancos de leite humano de Santa Catarina registraram queda de 50% nos estoques e buscam estimular o retorno à doação como forma de salvar vidas de crianças com baixo peso que lutam pela vida em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e em maternidades.
“Queremos enfatizar a importância da doação de leite materno humano, sensibilizando a sociedade e divulgando campanhas que mostrem a importância desta doação na promoção da vida destes pequenos recém-nascidos.” Conforme Krelling, o leite materno é o melhor alimento para bebês até os dois anos de idade, favorecendo o crescimento e desenvolvimento adequado. Em alguns casos, a criança nasce prematura e a mãe não consegue amamentar, mas mesmo a criança que fica internada precisa desse leite para se recuperar, e essa é a maior importância da doação de leite materno: ajudar a dar a vida para outros bebês.
Essa campanha vai ganhar força no mês de maio. É uma campanha para falar sobre o tema. Ainda segundo o deputado, um único litro de leite materno pode servir para alimentar até dez bebês. “Muitas vezes as mães destes pequenos não têm quantidade de leite materno necessário para o desenvolvimento do bebê ou não conseguem amamentar. Por isso, a doação de leite materno humano é essencial."