Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/09/2021 - 18h20min

Justiça Eleitoral lança campanha para atrair jovens eleitores

Imprimir Enviar
Campanha do TRE-SC foi apresentada nesta segunda-feira (13). FOTO:Luciano Nunes/TRESC

Com o slogan “Bora Votar. Eu vou porque eu posso”, a Justiça Eleitoral lançou na tarde desta segunda-feira (13) a campanha #BoraVotar, destinada aos jovens com idades entre 15 e 17 anos, ou seja, para os quais o alistamento eleitoral e o voto são considerados facultativos. Na mesma linha da ação nacional, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou a campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”, visando estimular os jovens catarinenses a se inscreverem como eleitores, tornando-se, assim, cidadãos de fato e por direito.

O lançamento, realizado na Sala de Sessões do Tribunal, contou com a presença do presidente da Corte, desembargador Fernando Carioni, integrantes do Pleno (juízes e representante do Ministério Público), juízes e promotores eleitorais de Florianópolis e chefes de cartórios da Capital. Estavam presentes também jovens, filhas e filhos de servidores do Tribunal, que tiveram a oportunidade de fazer o primeiro título eleitoral no local, logo após a sessão, e que, voluntariamente, participam da campanha – assim como estudantes da Escola de Educação Básica Hermes Fontes, de Petrolândia, que ilustram as primeiras peças publicitárias.

O objetivo da ação é estimular o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país. A campanha transmite a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto.

A campanha destaca que votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia. Segundo a iniciativa do TSE, ao votar, a cidadã e o cidadão podem ajudar a mudar o futuro da cidade, do estado, do país. “Portanto, não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa. Não deixe de emitir sua opinião”, alerta a ação.

Segundo dados extraídos no dia 1º de setembro, os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado em Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria 6,15% do total de eleitores do estado. “Todos sabemos que cada voto influencia o resultado de uma eleição, pois eleição é a síntese da escolha de muitos, de todos, um a um”, observou o desembargador Carioni.

O conteúdo da campanha “Meu primeiro título #BoraVotar” já está disponível no portal do TRE-SC e em suas redes sociais. A ação segue até o dia 31 de dezembro.

Para impulsionar a campanha, uma comitiva da Justiça Eleitoral visitará alguns municípios do estado para promover o engajamento regional. A primeira etapa compreende ações que serão realizadas junto a unidades educacionais de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí, entre outros.

Voltar