Justiça Eleitoral de SC oficializa sistema de totalização de votos
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina realizou, às 12h deste sábado (4) – véspera das eleições -, a oficialização do sistema que fará a totalização de votos nas Eleições 2014. O procedimento dá início ao programa que faz a contagem de votos obtidos por cada candidato, somando os dados e emitindo o resultado final após o enceramento da votação.
A cerimônia foi coordenada pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz. No evento, uma senha oficial foi utilizada para inicializar o programa e emitir o Relatório Zerésima - documento que reflete a situação dos candidatos na urna - comprovando que nenhuma informação foi inserida no sistema. Além desse documento, no momento também foi impresso o Espelho da Oficialização.
Como forma de dar transparência às ações, representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fiscais e delegados dos partidos e coligações foram convidados a participar do ato.
No evento, realizado na sala de sessões do TRE-SC, estiveram presentes o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer; o vice-presidente e corregedor, desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz; os juízes Ivorí da Silva Scheffer e Carlos Vicente da Rosa Góes; representantes da OAB, dos partidos políticos e servidores da Justiça Eleitoral.
Legislação
A totalização dos votos das eleições é regida pela Resolução 23.399/2013, entre os artigos 166 e 168, que dispõe sobre o sistema de totalização. (da Assessoria de Comunicação do TRE/SC)