Justiça Eleitoral avalia sistemas para as eleições municipais
Encerra hoje (20), na sede do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC), o processo de testes dos sistemas de candidatura e propaganda eleitoral que serão utilizados nas eleições municipais deste ano. O processo, que teve início na última segunda-feira (15), é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral e também está sendo realizado simultaneamente nos estados do Amazonas e Piauí.
Aproximadamente 30 servidores de nove regionais da Justiça Eleitoral, incluindo o TER-SC, participam dos testes na Capital catarinense. As equipes de cada regional executam um roteiro que simula as inúmeras situações dos sistemas de candidaturas e propaganda eleitoral, do início ao fim. “Todas as inconsistências ou problemas apresentados são registrados e encaminhados para o TSE, onde a equipe técnica já providencia as devidas correções”, explica a coordenadora de eleições, Patrícia Sardá Lisbôa.
As mudanças da reforma política também foram contempladas nos sistemas. Os testes vão verificar e validar essas alterações para garantir o correto funcionamento dos sistemas nas eleições de 2016.
Para garantir a confiabilidade de todos os sistemas, uma nova etapa de avaliações já está marcada. Entre os dias 8 e 10 de junho, o TSE promoverá o Simulado Nacional do Sistema de Candidaturas, que contará com a representação de todos os cartórios eleitorais do país.
Com informações do TRE-SC
Agência AL