Jovens de baixa renda podem tirar gratuitamente a primeira CNH
O Sistema Sest/Senat (Serviço Social e de Aprendizagem para o Transporte) lançou um programa inédito no país para oferecer aos jovens de baixa renda a oportunidade de tirar gratuitamente a primeira habilitação para dirigir na categoria B. Para participar do programa, o candidato deve ter entre 18 e 25 anos e renda familiar de até 3 salários mínimos.
O principal objetivo do programa é capacitar jovens para atuar na área de transportes, coletivo e de cargas, que tem hoje 100 mil postos de trabalho vagos, conforme explica a Patrícia Costa Ferreira, diretora do Sest/Senat Florianópolis.
“Além da carteira de motorista, o jovem passará por uma série de cursos de capacitação e simuladores de direção. Depois de dois anos, fará a troca de categoria para dirigir caminhões e ônibus”, observa Patrícia.
O programa é 100% gratuito, sendo que o beneficiado assinará termo de compromisso pelo qual se compromete com o reembolso dos custos da habilitação, caso desista dos cursos de capacitação ou não trabalhe na área de transportes.
No Brasil, são 50 mil vagas. Em Santa Catarina, há 1.650 oportunidades. Os interessados podem procurar umas das 10 unidades do Sest Senat espalhadas por todas as regiões do estado ou preencher a ficha de pré-inscrição no site www.sestsenat.org.br.
Rádio AL