Deputado é homenageado pela Associação Catarinense de Autismo
A Associação Catarinense de Autismo (Asca) prestou homenagem ao deputado José Nei Ascari (PSD) durante a abertura do Seminário de Estudo e Conscientização sobre o Autismo realizado nesta quarta-feira (2) em Criciúma. “É o reconhecimento de uma grande luta em Santa Catarina”, destacou Marlete Grando, presidente da Asca, ao entregar placa de homenagem ao deputado.
Ascari disse que seu mandato é pontuado pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o mesmo propósito da comissão permanente que preside no Parlamento. “Lutamos junto ao Executivo para buscar recursos para inclusão dessas pessoas na sociedade e para que possamos oferecer mais qualidade de vida a elas”, garantiu o deputado.
“Esse esforço nasceu na audiência pública muito exitosa que realizamos (em 2011), de onde surgiu a legislação e posteriormente Asca”, lembrou. A Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi criada em 2011 e instalada em 2012.
Ascari ainda pontuou várias conquistas no estado a partir do trabalho do colegiado na Assembleia, apoiado por defensores da causa do autismo. Entre elas o repasse de mais de R$ 1 milhão para as Apaes por meio do Programa de Eficiência Energética e o incremento de 60% no repasse de valores do fundo social às associações que atendem os deficientes.
“Temos ainda a luta do concurso público para a contratação de efetivos para as Apaes. São quase 200 Apaes no estado que atendem 18 mil alunos”, destacou o deputado. Outra conquista é a Lei Estadual 16.036/2013 que reconhece o autista como deficiente e lhe garante direitos específicos, entre eles o tratamento multissetorial por parte do Estado.
Seminários regionais
O evento em Criciúma é realizado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo e faz parte de uma série de eventos sobre o tema promovido nesta semana pela Assembleia Legislativa. Além disso, estão programados outros sete seminários de estudo e conscientização sobre o transtorno nas cidades de Itajaí (07/04), Balneário Camboriú (07/05), Florianópolis (13/05), Joinville (22/05), Imbituba (25/05), Fraiburgo (01/08) e Jaraguá do Sul (16/09). (Rony Ramos)