Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 13h30min

Jornalista divulga livro sobre os 90 anos do clássico entre Avaí e Figueirense

Imprimir Enviar
Polidoro Júnior é autor do livro Figueirense x Avaí: 90 anos do maior clássico. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Por solicitação da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), o jornalista esportivo Polidoro Júnior ocupou o espaço da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (26). Ele falou sobre o livro de sua autoria "Figueirense x Avaí: 90 anos do maior clássico".

Lançado no final do ano passado, a obra traz histórias dos dois times da capital e narra a trajetória dos confrontos partir do primeiro clássico, disputado em 1924. "Não é um livro de ficha técnica, escalação, renda, gols... É um livro de sentimento, dos jogadores, treinadores, torcedores, dirigentes e nós da mídia, que vivemos esses 90 anos", ressaltou o jornalista.

Polidoro é autor de outras duas publicações que também narram parte da história do futebol catarinense: "Futebol, o jogo da memória: um estádio no coração da cidade" (2012), sobre o antigo estádio do Avaí (Adolpho Konder); e "Um Jogo Inesquecível" (2013), que conta a história do amistoso em Florianópolis entre o Santos do Rei Pelé e o Avaí, com vitória do time paulista por 2 a 1. O lançamento desses livros também foram relembrados pelo jornalista.

Em 2015, o projeto do autor é trabalhar sobre a coleção "Eternos Craques", que reunirá as biografias de jogadores como Albeneir, Adilson Heleno, Zenon, Toninho, entre outros. "Esse pessoal precisa de ajuda, de apoio e reconhecimento. Para a gente firmar e fortalecer o futebol de Santa Catarina", adiantou Polidoro.

Os deputados parabenizaram o autor pela iniciativa e pela importância da recuperação da história para a memória do esporte catarinense. "Essa rivalidade entre Avaí e Figueirense já faz parte da Grande Florianópolis e não dá mais para imaginar essa região metropolitana sem os dois. A memória das pessoas vai-se com elas, o que sobra é o que está escrito", pontuou o deputado Serafim Venzon (PSDB).

Dirce fez questão de ressaltar também a importância dos times para o desenvolvimento econômico e social da região, o que projetou o estado nacionalmente.

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar