Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/07/2015 - 12h09min

Joinville pede unidades básicas de saúde e reforço no efetivo da segurança

Imprimir Enviar
Audiência foi realizada na Câmara de Vereadores de Joinville. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Saúde e segurança pública estiveram entre os principais temas debatidos na manhã desta sexta-feira (10), na audiência do Orçamento Regionalizado realizada pela Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Joinville. O encontro reuniu lideranças da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville para a escolha das prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 e do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Às 14h30, a audiência será na Assembleia Legislativa, para os municípios da Grande Florianópolis.

Os participantes da audiência incluíram entre as ações o fortalecimento da Defensoria Pública Estadual (DPE), a contratação de agentes temporários para a área de segurança pública e a construção de três unidades básicas de saúde nos bairros João Costa, Comasa e Boa Vista, em Joinville.

O deputado Dalmo Claro (PMDB), que é de Joinville, sugeriu a construção das unidades básicas de saúde. Ele afirmou que a cidade tem entorno de 30% de cobertura na atenção básica, considerado baixa. "Essa baixa cobertura sobrecarrega os hospitais. Os investimentos na atenção básica são importantes, defendeu. O parlamentar também sugeriu como ação recursos para ampliação da Arena Joinville, estádio onde o JEC manda suas partidas.

O delegado regional e presidente do Comitê de Segurança Pública de Joinville, Daniel Silveira Júnior, alertou para a necessidade de aumento de efetivo na SDR, tendo em vista os problemas enfrentados principalmente por Joinville na área. "De nada adianta comprar viatura, ampliar prédio, comprar computadores se não tivermos gente para trabalhar", afirmou. O delegado defendeu a necessidade da contratação de agentes temporários de segurança e a construção de uma unidade prisional feminina. Atualmente, as mulheres que são presas ficam no presídio regional de Joinville.

Representantes da Defensoria Pública também pediram aumento do quadro de pessoal do órgão responsável por oferecer assistência jurídica gratuita à população carente. Apesar da ressalva feita pelo representante da Secretaria de Estado da Fazenda, Guilherme Kraus dos Santos, de que contratação de servidores é uma política administrativa, e não orçamentária, os participantes aprovaram as sugestões para aumento de efetivo tanto na segurança pública, quanto na Defensoria.

Serra Dona Francisca
A Estrada da Serra Dona Francisca, importante para o turismo e para a ligação do Planalto Norte com a BR-101, também foi tema de debates. O secretário da associação que representa as entidades de bairro de Joinville, Reinaldo Paulista, pediu obras para a revitalização e reforço da segurança na estrada. "Temos um estudo preocupante, que aponta o risco de uma tragédia ambiental, caso ocorra um acidente com um caminhão com carga química na estrada. Toda a região vai ficar sem abastecimento de água", disse. O deputado Silvio Dreveck (PP), que participou da audiência também pediu melhorias na rodovia.

Já o prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, queixou-se do fato das 12 prioridades inicialmente elencadas atenderem praticamente a cidade de Joinville. "Temos que defender os municípios pequenos, como o meu. Se fizermos investimentos nas minha cidade, não vamos precisar nos deslocar para Joinville, que precisa de tantas obras de mobilidade", disse. "Precisamos ser vistos. Fazemos parte do Norte do estado, ajudamos a transformar nossa região numa região rica, mas não estamos sendo contemplados".

A audiência foi presidida pelo vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, deputado Darci de Matos (PSD), e contou, ainda com a presença dos deputados Antonio Aguiar (PMDB), Doutor Vicente (PSDB) e Kennedy Nunes (PSD).

O ex-deputado Carlito Merss, autor da emenda que criou o Orçamento Regionalizado, em 1997, também acompanhou a audiência e foi citado pelos deputados que participaram do encontro. Kennedy Nunes afirmou que a criação do Orçamento Regionalizado possibilitou o surgimento de uma nova cultura na gestão pública. "O modelo atual de gestão chegou ao seu limite e está pra surgiu um novo modelo, que passa pela participação popular e comunitária na divisão do bolo orçamentário", disse.

O representante da SDR de Joinville, Afonso Ramos, afirmou que algumas das ações elencadas para a região em PPAs anteriores estão em andamento, como o contorno viário de Garuva (com 60% executado), construção de Cras, as reformas no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a duplicação da Avenida Santos Dumont. "Algumas dessas ações não estão caminhando na velocidade que a gente gostaria, mas se não pusermos as nossas prioridades no PPA, fica difícil delas acontecerem", disse.

Prioridades da SDR de Joinville:

Para a LOA 2016 e para o PPA 2016-2019

  • Construção de uma unidade prisional feminina para a região
  • Construção de unidades básicas de saúde nos bairros João Costa, Comasa e Boa Vista, em Joinville
  • Contratação de agentes temporários para segurança pública

Para o PPA 2016-2019

  • Desassoreamento e dragagem do Rio Cachoeira e Bacia do Piraí
  • Fortalecimento da Defensoria Pública Estadual, com cronograma de instalação de núcleos
  • Construir e equipar leitos hospitalares e de UTI para atendimento dos municípios da região
  • Construção de uma Central Regional de Emergência para atender a região
  • Construção, reforma e ampliação de escolas estaduais
  • Mapeamento e correção de pontos críticos das rodovias estaduais que não dependem mais da manutenção preventiva ou corretiva
  • Revitalização, com a ampliação e reforma do complexo de segurança do Barrio Boa Vista
  • Investimento para a conclusão do Centro de Inovação Tecnológica de Joinville
  • Apoio financeiro aos municípios da região para equipamentos de infraestrutura em esporte, turismo e cultura
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar