15/09/2009 - 17h51min
Jardim Botânico de Santa Catarina tem verba assegurada
Em reunião realizada nesta terça-feira (15), na Fiesc, o empresário Eike Batista, do Grupo EBX, anunciou o aporte de recursos da ordem de R$ 20 milhões para o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina. A notícia foi repassada aos catarinenses pelo deputado Cesar Souza Júnior (DEM), durante seu pronunciamento na tarde de hoje. Considerada uma holding 100% brasileira que atua nos segmentos de mineração, real estate, energia, fontes renováveis e entretenimento, o grupo EXB acredita na proposta do jardim botânico e seus benefícios para os catarinenses. “Com esse recurso é possível contemplar as obras previstas nas três áreas previstas no projeto do jardim botânico”, ressaltou.
Na oportunidade, o parlamentar resgatou que o Legislativo passou a se integrar ao projeto em 2007, com a resistência contra a venda do terreno no Bairro Itacorubi, criando a Frente Popular Pró-Jardim Botânico. O projeto ganhou força em 2008, com parcerias e extensão do projeto abrangendo as áreas da Cidade das Abelhas, no bairro Saco Grande, e do Sapiens Parque, no Norte da Ilha, incorporadas ao contexto do Jardim Botânico de Florianópolis, sob gestão da Fatma. “Essa sem dúvida é uma grande conquista para o Estado e principalmente para a sociedade que vai poder desfrutar de três espaços qualificados”, lembrou.
A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) também cedeu uma área equivalente a 5 hectares, ampliando a área total do parque de 22 para 27 hectares. “É muito importante ver esse interesse pelo projeto, que acabou ganhando novos parceiros. O Jardim Botânico será mais amplo, incluindo a manutenção da Cidade das Abelhas e a preservação da área verde do Sapiens Parque, no Norte da Ilha”, destacou o deputado. (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)