22/10/2009 - 11h56min
Japoneses visitam a Assembleia e elogiam o desenvolvimento do Estado
Uma comitiva de empresários japoneses, que há três dias percorre o Estado visitando diversos municípios, esteve na manhã desta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa e fez diversos elogios ao desenvolvimento de Santa Catarina, principalmente na produção de alimentos.
Por solicitação do deputado Reno Caramori (PP), que acompanha a visita da comitiva em Florianópolis, durante 10 minutos a sessão plenária foi suspensa para que o presidente da ABI Company LTD, do Japão, Norio Owada se pronunciasse. Owada, que é engenheiro, desenvolveu uma técnica revolucionária de congelamento de alimentos, sem a formação de cristais de gelo, que permite conservar produtos durante meses, mantendo- os com suas características originais. “São os cristais de gelo que tiram a textura e o sabor dos alimentos e com essa técnica é possível devolver o frescor e o estado natural dos alimentos”. Essa mesma técnica, que funciona como um “micro ondas ao inverso”, permite também a conservação de flores e de órgãos humanos para transplante.
Sobre a produção de alimentos em Santa Catarina, Owada e os demais empresários já percorreram 1.800 quilômetros em diversas regiões e visitaram a Cooperativa Aurora, em Chapecó, no ramo de carnes; a Perazolli, em Fraiburgo, no setor de maçãs; e na tarde de hoje vão conhecer a Pioneira da Costa, em Porto Belo, no ramo pesqueiro. O pesquisador afirmou que Santa Catarina produz alimentos em grande quantidade, com diversidade de produtos e água em abundância e que, com essa tecnologia que foi resultado de 40 anos de pesquisas, o Estado poderá exportar alimentos para o mundo todo, mantendo sua qualidade e características originais. Owada, que poderá visitar o Estado em novas oportunidades, sugeriu a instalação em Santa Catarina de fábricas de processamento de alimentos, para que, através dessa nova tecnologia, possam ser exportados para o mundo todo, citando como exemplo a maçã, com a mesma qualidade com que foi colhida.
Segundo Reno, se for do interesse dos empresários japoneses, a prefeitura de Caçador, no Alto Vale do Rio do Peixe, já se manifestou favorável à doação de terreno para que os empresários se instalem no município. O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) convidou os empresários a visitar Ituporanga - o maior produtor de cebolas do Brasil - no Alto Vale do Itajaí, em uma próxima oportunidade. O deputado Moacir Sopelsa (PMDB), por sua vez, afirmou que os japoneses, de uma forma geral, já contribuíram muito com o desenvolvimento de Santa Catarina, numa referência às novas tecnologias e à produção de alimentos. (Rose Mary Paz Padilha/Divulgação Alesc)