Já em uso no Executivo, Alesc terá sistema de gerenciamento de frotas
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Silvio Dreveck (PP), assinou na manhã desta quinta-feira (14) um termo de concessão de uso, por parte da Alesc, do sistema de Gerenciamento de Veículos e Equipamentos (GVE). O software, implementado pela Secretaria de Administração, é utilizado pelo Executivo desde 2008.
O termo foi assinado com a presença do secretário estadual de Administração, Milton Martini, que detalhou as diretrizes do sistema e apresentou os resultados obtidos ao longo de nove anos de uso. Com o software, é possível monitorar de forma precisa o abastecimento e a manutenção dos veículos, dando relatórios de custo da frota e de quilômetros rodados por litro. Integrado ao sistema do Detran, o GVE possibilita o acesso às informações administrativas do veículo e ao Sistema da Segurança Pública, que monitora a posição geográfica do veículo através de um sistema de rastreamento de frota.
“Com o GVE temos um melhor controle de frota, uma gestão mais transparente, e a utilização do recurso público já está no executivo, agora se estendendo à assembleia praticamente sem custo”, afirmou o secretário Martini.
Atualmente cinco pessoas trabalham no sistema administrando cerca de 11 mil veículos. No início da operação do GVE, o custo anual da frota girava em torno de R$ 72,1 milhões. Em 2017, esta projeção passou para R$ 61,2 milhões.
“O mundo todo está caminhando para a modernidade e a tecnologia cada vez mais tem dado oportunidade para as pessoas tornarem sistemas mais eficientes com melhores resultados para a população. Certamente, pelos resultados já obtidos na administração do governo do estado, com esse modelo aqui na assembleia vamos também trazer economia”, concluiu o presidente Silvio Dreveck.
Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL