Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2013 - 13h20min

Ituporanga inclui no orçamento pavimentação da SC-486, entre Vidal Ramos e Botuverá

Imprimir Enviar
Público lotou a Câmara Municipal para acompanhar a audiência do Orçamento Regionalizado. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, sindicalistas e cidadãos, reunidos em audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Ituporanga, decidiram, por unanimidade, priorizar a pavimentação da SC-486, no trecho Vidal Ramos a Botuverá, no orçamento estadual de 2014.

Além disso, o presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilmar Knaesel (PSDB), assumiu o compromisso, caso o governo faça a revisão do Plano Plurianual (PPA) ainda em 2013, de alterar a redação da segunda prioridade apontada pelos participantes da audiência, de “apoio financeiro e manutenção e estruturação da UTI do Hospital Bom Jesus e aos hospitais da SDR de Ituporanga” para “apoio, financiamento, manutenção e estruturação dos hospitais de Alfredo Wagner, Aurora, Ituporanga, Vidal Ramos, Petrolândia e Imbuia”.

Também ficou definida alteração na redação da terceira prioridade, “construção de presídio regional em Ituporanga” para “construção de uma unidade prisional avançada, com unidade do Instituto Geral de Perícia (IGP), bem como a substituição da prioridade “construção e implantação de policlínica de referencia – SDR Ituporanga” pela “pavimentação do trecho da BR-282, via Chapadão do Lageado a SC-350”, sendo que esta última será apenas incluída no PPA 2012/2015.

A audiência pública
Knaesel (PSDB) agradeceu, em nome do presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), a presença das lideranças e lembrou que o primeiro deputado a falar de Orçamento Regionalizado foi Wittich Freitag, de Joinville. “Estamos aqui suprapartidariamente, persistindo e insistindo na participação dos municípios”, declarou Knaesel.

O prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, argumentou que a presença maciça das lideranças regionais demonstra a credibilidade das audiências do Orçamento Regionalizado. “Embora não tenha poder de imposição, através dos deputados poderemos fazer pressão para que as obras elencadas sejam executadas”, ponderou.

José Carlos de Farias, presidente da Câmara de Vereadores local, agradeceu a iniciativa da Assembleia. “Nós, que somos políticos, temos a obrigação de estar aqui, mas o cidadão comum não tem essa obrigação, e está”, comemorou Farias.

Obras já executadas
O secretário de Desenvolvimento Regional, Elias Souza, enumerou as obras que foram priorizadas no passado e que foram executadas, como as pavimentações da rodovia entre Imbuia a Leoberto Leal e do acesso à Chapadão do Lageado, bem como reformas e ampliações de escolas, construção de ginásios de esportes e a implantação da UTI do Hospital Bom Jesus, de Ituporanga. “A comunidade define, os políticos juntam forças para que elas aconteçam. Deputado Gilmar, não deixe a peteca cair, as comunidades querem participar”, apelou Elias.

O deputado Jean Kuhlmann (PSD) explicou o compromisso dos deputados de cobrar do governador a execução das prioridades da Região da Cebola. “Prefiro escolher três e lutar para que sejam executadas, do que escolher 10 e nenhuma ser implementada”, confessou Kuhlmann.

Prestigiaram a audiência pública os prefeitos de Vidal Ramos, Laércio Cruz; de Atalanta, Tarcísio Polastri; de Petrolândia, Joel Longen; e de Chapadão do Lageado, José Inácio, além de vereadores, secretários municipais desses municípios e de Aurora e Imbuia, bem como representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, do CDL de Ituporanga e cidadãos que residem na região e que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.

Balanço da semana
Segundo dados da Comissão de Finanças e Tributação, o crescimento da participação dos líderes políticos nas audiências do Orçamento Regionalizado já ultrapassa 230%. Em 2012, as audiências nas regionais de Lages e Rio do Sul totalizaram 92 participantes. Já em 2013, computadas as audiências de São Joaquim, Lages, Taió e Rio do Sul, são 312 presenças, que, acrescidas das 147 lideranças que assinaram a lista de presença em Ituporanga, totalizam 459 participações.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar