Itapiranga divulga sua Oktoberfest na tribuna da Assembleia Legislativa
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
O município de Itapiranga, no Extremo Oeste, realiza em outubro a 41ª edição da sua Oktoberfest. Para divulgar o evento, uma comitiva do município, liderada pelo secretário de Educação, Cultura e Desporto de Itapiranga, Nelson Klein, e pelas soberanas Luciane Rodhen (rainha), Andreia Bourscheid (1ª princesa) e Sinara Ritter (2ª princesa), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (20).
A festa ocorre nos dias 5 e 20 de outubro, na Linha Presidente Becker, e de 10 a 13 de outubro, no Complexo Oktober, na área urbana de Itapiranga. O secretário afirmou que a expectativa é que 30 mil pessoas participem do evento. “Somos o berço nacional da oktoberfest, começamos em 1978 com a primeira oktober do Brasil. Nossa cidade acolhe a todos de braços abertos”, disse.
As soberanas convidaram os deputados para a festa, que atrai pessoas de todo o estado, do Rio Grande do Sul e da Argentina. A 2ª princesa lembrou que o objetivo principal é a valorização da cultura alemã. A 1ª princesa informou sobre as principais atrações da oktober, como o desfile dos carros alegóricos e os bailes com as bandas típicas. Já a rainha Luciane Rodhen fez o convite em alemão.
Os deputados Ricardo Alba (PSL), Altair Silva (PP), Luciane Carminatti (PT), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Marcos Vieira (PSDB), Coronel Mocelin (PSL), Moacir Sopelsa (MDB),
Fabiano da Luz (PT), Valdir Cobalchini (MDB), Nilso Berlanda (PL), Paulinha (PDT) e Ada de Luca (MDB) destacaram a importância da festa para a cultura e para a economia da região de Itapiranga.
“Ficamos felizes em recebê-los para fazer o convite a essa festa maravilhosa, que é importante para a economia de Itapiranga e representa o resgate da cultura e da história da colonização da região Oeste”, comentou o deputado Mauro de Nadal (MDB), autor do requerimento para o uso da tribuna da Alesc pela comitiva itapiranguense.
Situada no Extremo Oeste de Santa Catarina, Itapiranga fica às margens do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, do rio Peperi-guaçu, na fronteira com a Argentina. Com 16 mil habitantes, foi colonizada por alemães na década de 1920.
Agência AL