Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/11/2014 - 00h30min

Itajaí resgata o passado e enaltece o presente na abertura dos Jasc 2014

Imprimir Enviar
Fabio Santos foi o responsável pelo acendimento da pira com o fogo simbólico dos Jasc. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

A 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi oficialmente aberta na noite deste sábado (15), em Itajaí, em uma cerimônia que ressaltou as origens da cidade e a importância da atividade portuária para o município. Em pouco mais de duas horas, o público presente ao Estádio Dr. Hercílio Luz pode acompanhar, além do desfile das delegações, apresentações de dança e o show do cantor Armandinho.

A cerimônia começou com homenagens aos dois principais responsáveis pelo surgimento dos Jasc, em 1960, em Brusque:  Arthur Schlösser, o criador dos Jogos,
e Rubens Fachini, outro fundador dos Jasc, falecido neste ano. Filhas dos dois pioneiros receberam as homenagens das mãos do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP).

As 88 cidades participantes dos Jogos de Itajaí entraram no gramado. Algumas, como São Martinho, Bombinhas, Capinzal e Corupá, não mandaram atletas para o desfile. Cada delegação era conduzida por um voluntário dos Jogos vestido igual a um trabalhador portuário, numa referência à base da economia itajaiense. Como manda a tradição, Brusque, a cidade-berço, abriu o desfile, encerrado pela atual anfitriã, para a festa do público que acompanhou a cerimônia.

Dança
A parte artística da cerimônia coube a dois grupos de dança de Itajaí: Millenium e Tríade. Eles resgataram a história de Itajaí desde os primórdios, no século XVII, quando a região era habitada por índios carijós, passando pela chegada dos imigrantes portugueses vindos dos Açores, a influência alemã e italiana, até à década de 70 do século passado, quando o município se consolidou como uma das maiores cidades portuárias do país.

Pelo gramado do Estádio Hercílio Luz, conteineres e guindastes remetiam à importância do porto na vida da cidade. O Rio Itajaí-Açu também foi lembrado. O mesmo que é responsável por tantas enchentes permitiu à cidade, através da atividade portuária, ser referência nacional.

Coube ao ex-atleta Fábio Santos, integrante da trupe do Cirque du Soleil, acender a pira com o fogo simbólico dos Jasc, que foi trazido em um conteiner. Para isso, ele foi alçado por um guindaste até o todo da pira virtual, instalada sobre um enorme telão.

Jasc 2015
"Esse é o grande momento do esporte amador em Santa Catarina. Estamos muito satisfeitos com o apoio e a dedicação de Itajaí ao evento", resumiu Marcelo Kowalski, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), organizadora dos Jasc. Ele confirmou que a próxima edição dos Jogos Abertos será realizada em 2015 em Joaçaba, no Meio-Oeste, com apoio das cidades vizinas de Herval d'Oeste e Luzerna.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina, Filipe Mello, representou o governador Raimundo Colombo na cerimônia. Para ele, os Jasc representam um momento importante para os catarinenses. "Os Jogos deste ano estão bem organizados, bem preparados. Esse é um momento importante para o esporte, quando toda a comunidade se reúne em torno da construção do esporte em Santa Catarina", disse.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc 2014, Alvaro Provesi, ressaltou se prepara há tempos para sediar a competição. "O Jogos Abertos foram pensados e planejados não apenas pela CCO, mas com a prefeitura e todas as secretarias. Esse é o segredo do sucesso", afirmou Provesi. Ele estima que o evento movimente entre R$ 9 milhões e R$ 10 milhões na economia local.

Os 54º Jasc prosseguem até dia 25. A programação completa do evento está disponível no site oficial e no site da Fesporte.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar