Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2014 - 16h58min

Itajaí recebe mais um workshop da Certificação de Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
No evento, Portonave apresentou suas ações na área de responsabilidade socioambiental. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Doze empresas e sete entidades com fins não econômicos da região de Itajaí participaram, na tarde desta sexta-feira (5), de mais um workshop regional da Certificação de Responsabilidade Social, organizado pela Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No encontro, os participantes receberam informações sobre os procedimentos necessários para a participação na edição 2014 do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC. O evento também serviu para a exposição do case da empresa Portonave, de Navegantes, que foi certificada em 2013.

O tema da certificação deste ano, que está na quarta edição, é “Uma atitude de valor catarinense – o equilíbrio socioambiental em suas mãos”. Durante o workshop, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Itajaí (Acii), os participantes receberam explicações sobre os diferentes níveis de abordagem da responsabilidade socioambiental e como as práticas socioambientais responsáveis vêm sendo exigidas para a participação de empresas em licitações ou para a concessão de empréstimos bancários.

"A responsabilidade socioambiental abre um nicho de mercado riquíssimo e vasto para as empresas e entidades", resume Elisangela Weigel Schappo, da Comissão de Assessoria Técnica da Comissão Mista de Responsabilidade Social. "As ações precisam contribuir para o desenvolvimento sustentável, para o bem-estar dos colaboradores dessa empresa e da comunidade, obedecendo a legislação e seguindo preceitos éticos e de transparência".

Além de receberem informações sobre a Lei Estadual 12.918/2004, que instituiu a certificação, os presentes foram instruídos a preencher a ficha de inscrição para participar da premiação. Entre os principais questionamentos, dúvidas sobre as informações exigidas no balanço socioambiental, documento obrigatório para participação, no qual vão constar as ações desenvolvidas pela empresa ou entidade na área da responsabilidade social, também foram detalhadas aos participantes, que receberam orientações de como elaborá-lo, com base em normas técnicas como a ISO 16001 e a ABNT 16001 e diretrizes apontadas por instituções como o Ibase e o Instituto Ethos.

"Os workshops são também um momento de troca de informações, de experiências entre as entidades e empresas da região. Isso ajuda a aprimorar todo o processo e acaba incentivando um maior engajamento nas causas socioambientais", completou Elisangela.

O exemplo da Portonave
Empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Navegantes, a Portonave apresentou suas ações socioambientais durante o workshop. A empresa foi certificada em todas as edições da Responsabalidade Social, que está em sua quarta edição.

Segundo o diretor superinentende Osmari de Castilho Ribas, desde que iniciou suas operações, em outubro de 2007, a Portonave desenvolve uma série de projetos nas áreas social, cultural e ambiental. Internamente, ela oferece aos seus 1,060 mil colaboradores seguro de vida, assistência médica e odontológica, participação nos lucros e resultados, previdência complementar, refeitório subsidiado e apoio à educação continuada. Só na concessão de subsídio para cursos de graduação, pós-graduação e idiomas, foram investidos, de 2008 a 2014, R$ 1,4 milhão.

A Portonave também mantém o Projeto Onda, que passa conceitos de cidadania nas escolas públicas, visando à educação de valores. Só neste ano, 500 crianças serão atendidas. Na parte cultural, o Projeto Contém Cultura leva livros e outras publicações em conteinêres para a comunidade de Navegantes.

Na parte ambiental, além de investimentos na criação de um parque municipal e do plantio de mudas de árvores, a Portonave recicla 87% de seus resíduos sólidos. Por meio de ecopontos espalhados em escolas, o dinheiro arrecadado com o lixo reciclável é revertido em prol da comunidade.

"É bastante importante para nós recebermos essa certificação da Assembleia, que dá um peso muito maior aos procedimentos socioambientais que são adotados pela empresa", resumiu o diretor da Portonave.

Além de Itajaí, outros quatro workshops regionais já foram realizados: São Miguel do Oeste, Joinville, Lages e Chapecó. Outros dois encontros estão programados: Criciúma (15 de setembro) e São José (26 de setembro).

Inscrições
As inscrições para o Prêmio e Certificação Responsabilidade Social - Troféu Destaque SC 2014 estão abertas até o dia 6 de outubro, no site da Assembleia Legislativa. Os participantes terão seus balanços socioambientais analisados pelos membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social e serão submitidos ao crivo da opinião pública antes da divulgação final do resultado.

A iniciativa tem por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.

As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). A seleção das premiadas e das certificadas é feita pela Comissão Mista de Responsabilidade Social.

Além do Parlamento, participam dessa comissão a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar