Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2014 - 13h50min

Investimentos de R$ 3 milhões marcam aniversário da Biblioteca Pública de SC

Imprimir Enviar
Secretário Felipe Mello autorizou a compra de equipamento para a digitalização de todo o acervo de jornais do Estado. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Biblioteca Pública de Santa Catarina completa este ano 160 anos de preservação da memória, história e cultura do Estado. Com um acervo de mais de cem mil obras, o espaço deve receber em breve investimentos da ordem de R$ 3 bilhões do governo do Estado. O compromisso foi firmado na tarde desta quinta-feira  (dia 29) pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Felipe Mello, durante uma das atividades comemorativas do aniversário.

Na oportunidade, ele anunciou a determinação de realizar logo a reforma das atuais instalações, contudo, o lançamento do edital está dependendo da aprovação do projeto que se tramita na Prefeitura Municipal. Ele também autorizou a compra de equipamento para a digitalização de todo o acervo de jornais do Estado. Segundo ele, trata-se de uma ação administrativa importante para a educação e a cultura do Estado. Com a digitalização, todos os dados dos jornais do Estado presentes no acervo estarão disponíveis na rede, facilitando pesquisas e estudos pelos estudantes.

A diretora da biblioteca, Patrícia Karla Firmino, também comemorou os avanços. Informou que cerca de quatro mil e quinhentas pessoas visitam o local ao mês e em breve vão poder dispor de um ambiente ainda mais apropriado à leitura.

O acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115 mil volumes. A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras de Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. Com exceção das obras raras, o acesso ao acervo é livre.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na suadata de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Voltar