Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2013 - 17h36min

Inventario Florístico Florestal de SC é lançado no Parlamento

Imprimir Enviar
Professor doutor Alexander Vibrans, pesquisador do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina. Foto: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A obra que apresenta o inédito Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFF-SC) foi lançada na Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária desta terça-feira (15). O estudo é resultado de quase cinco anos de pesquisa e está reunido em cinco volumes. Outro livro tem o foco no Ensino Médio. O lançamento ocorreu no horário destinado ao PSD, por requerimento do deputado Jean Kuhlmann.

O IFF-SC foi realizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), financiado pela Fapesc. “Receber um material como este, no momento em que a Casa discute o novo Código Florestal é de suma importância para nós, deputados. É um momento histórico e precisamos fazê-lo com responsabilidade. Este trabalho tem um papel fundamental para sabermos qual o caminho e a direção certa a seguir”, destacou Jean.

O professor doutor Alexander Vibrans, um dos editores da obra, apresentou o inventário aos deputados, que receberam uma versão resumida do estudo. “É um trabalho inédito e pioneiro no Brasil e serve de modelo para os demais estados do país. Somos os primeiros a concluir um trabalho como este”, afirmou Vibrans. As pesquisas foram realizadas de 2007 a 2011 e trazem detalhes sobre a biodiversidade em 30 mil km2 de florestas de Mata Atlântica.

Conforme explicou o pesquisador, as pastagens representam grande ameaça para recuperação da floresta em Santa Catarina.  “Um sistema não produtivo que representa a morte lenta das florestas. Poucas espécies de mudas são encontradas nestes locais”. Foi sugerida a criação de uma “extensão florestal” no estado para proteger a biodiversidade e a criação de uma política pública especifica.

“Esse terço de floresta do estado não tem uma política. Por isso, elaboramos diretrizes para a criação desta política. Sugerimos prioridades como a criação de uma extensão de florestas, que ainda não temos. Precisamos de capacitação e a implantação de um programa de reflorestamento de espécies nativas como a araucária e um programa de defesa contra incêndios”, sugeriu Vibrans.

Obras disponíveis
O IFF-SC esta disponível em versão impressa (distribuída gratuitamente nas escolas de SC e aos órgãos interessados) e online no site do projeto. O livro “Biodiversidade Catarinense potencialidades e ameaças”, voltado ao Ensino Médio, também foi distribuído na rede de ensino público e está disponível para download no site da Biblioteca da FURB.

Mais de 160 técnicos das três instituições participaram do projeto. O lançamento contou com a presença do reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, do presidente Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarinada (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, e dos editores da obra, professor doutor Alexander Vibrans, professora doutora Lucia Sevegnani, André Luis de Gasper e Débora Vanessa Lingner.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidindo a sessão, disse que o trabalho é uma “rica contribuição para o parlamento e para todos os cidadãos. É um material que deve ser de cabeceira de todos nós. Trata da vida da sociedade”. Outros deputados comentaram a importância do estudo, que deve servir de base para futuras decisões acerca da política sobre o meio ambiente em Santa Catarina.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar