Integrantes da cavalgada “Centenário de Chapecó” chegam a Florianópolis
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Após 22 dias, os três integrantes da cavalgada em alusão ao centenário de Chapecó chegaram a Florianópolis na tarde desta terça-feira (22). Recepcionados na Assembleia Legislativa, por solicitação da deputada Luciane Carminatti (PT), em acordo com os demais líderes, a comitiva acompanhou a sessão ordinária e utilizou a tribuna.
Natural de Chapecó e representante da região Oeste no Parlamento, Luciane ressalta que a cavalgada está entre as atividades que comemoram os 100 anos de fundação do município catarinense, fundado em 25 de agosto de 1917. De acordo com a parlamentar, além de preservar as tradições da região, a cavalgada visa integrar a região Oeste ao litoral e o estado em geral. “Nesse processo de socialização também buscamos preservar a cultura e os costumes, como a música, a dança e a gastronomia. A iniciativa nos faz pensar um pouco no futuro do nosso estado e de Chapecó, garantindo a solidariedade entre as diferentes regiões.”
Dos integrantes da comitiva, que saiu de Chapecó no dia 27 de julho, dois são cavaleiros e um acompanhante, que exerce a função de suporte a cavalgada dirigindo o caminhão que acompanha a dupla com toda estrutura logística da qual necessitam. Aos 84 anos, João Sebastião Baptista cavalga ao lado do compadre Auri Casalli, 50 anos, autor da iniciativa. Já Getúlio Lopes completa a equipe dos aventureiros. Causando inveja a qualquer jovem pela disposição e vontade de desbravar novas experiências, Sebatião chegou a Florianópolis realizado.
Ao falar em Plenário, Casalli destacou a satisfação de participar da cavalgada, enfatizando que a iniciativa oportuniza a integração e a confraternização com inúmeras pessoas ao longo da estrada. “Durante o nosso trajeto aproveitamos para divulgar as festividades em homenagem ao centenário de Chapecó, apresentando a tradição e os valores da nossa gente. O nosso diálogo visa mostrar pra sociedade a importância de onde viemos e a importância de se saber pra onde queremos ir.”
A comitiva percorreu 700 km passando por diferentes municípios, entre eles Cordilheira Alta, Xaxim, Xanxerê, Ponte Serrada, entre outros, sempre margeando a BR-282. Na rota, a partir de Lages, estão Painel, Urupema, Urubici, descida pela Serra do Corvo Branco, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, travessia pela BR-101, com hospedagem no Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
Sala de Imprensa