Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2016 - 20h05min

Instituto dos Advogados de SC celebra 85 anos de fundação com solenidade

Imprimir Enviar
Solenidade reuniu advogados e autoridades na noite de sexta-feira (29)

No ano em que completa 85 anos de fundação, o Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), fundado em 1931, celebra uma trajetória de grandes e importantes conquistas. Visando recordar a história de sucesso e projetar ações para o futuro, a instituição deu início na noite de sexta-feira (29), na Assembleia Legislativa, às festividades que ao longo de 2016 vão acontecer em menção as ações do Iasc.  

A solenidade realizada no Auditório Antonieta de Barros da Alesc, com a presença de advogados e autoridades. Entre eles, o atual presidente do Iasc, Ricardo José da Rosa. Ao falar das inúmeras contribuições para área  jurídica do estado, Ricardo destacou a edição de importantes obras jurídicas, a mais recente um estudo voltado para o direito ambiental. "A obra foi elaborada a partir de um concurso realizado de artigos jurídicos, onde os melhores foram selecionados para compor a obra", observou.

Segundo ele, nos 85 anos de fundação, o Iasc se preocupou em propagar o estudo jurídico, buscando a excelência. “Para isso contamos com a Acadêmica Catarinense de Letras Jurídicas e com a Ordem dos Advogados de santa Catarina (OAB-SC) " revelou.

Ricardo pontuou que a instituição sempre teve uma firme posição na defesa da República, dos princípios republicamos contra a corrupção. "Esta é uma posição do Iasc recentemente colocada em uma carta que certifica o posicionamento da instituição", frisou.

O presidente destaca quer ao longo dos 85 anos de atuação, o Iasc já teve participação combatendo a ditadura, desde da época de Vargas. "Com este principio estamos levando o Iasc para outras cidades catarinenses, com a intenção de formar núcleos de trabalho no estado.           

Um dos homenageados da noite foi o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Florianópolis (Sinduscon), Hélio Bairros. Advogado por formação, Bairros agradeceu a homenagem, enaltecendo a atuação do Iasc, que ao longo de oito décadas contribuiu para com a sociedade, o mundo acadêmico e jurídico dos catarinenses. "Mais antigo que a própria OAB, a instituição é vista como uma grande ferramenta na area jurídica", pontuou.

Escola da Cidadania
Durante a solenidade na Alesc, ocorreu o lançamento da Escola da Cidadania. Integrante do grupo gestor, a advogada Elizete Lanzoni Alves explica que a iniciativa é um projeto do Iasc, em parceria com outras instituições, visando ao desenvolvimento da cidadania. "Quando trabalhamos a cidadania na infância estamos praticando uma ação preventiva, além de educativa na vida desse cidadão. Com isso teremos um adulto mais responsável, ético e participativo", salientou.

A advogada mencionou que entre as atribuições da Escola da Cidadania estão a aplicação de atividades que envolvam a cidadania, ética, com um intermédio de esportes, de palestras e outras atividades interdisciplinares para crianças e adolescentes realizadas no contraturno escolar.      

Iasc
O instituto homenageado é uma associação de direito privado com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, composto por advogados, doutores e bacharéis em Direito. Sua finalidade esta voltada para o estudo do Direito, a difusão dos conhecimentos jurídicos, e o culto à justiça, além da colaboração com os poderes públicos no aperfeiçoamento da ordem jurídica.

A defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da dignidade e prestígio da categoria e dos juristas em geral também fazem parte das suas atribuições, assim como a assistência jurídica, inclusive à coletividade, contra atos ou omissões do poder público e a promoção da defesa do meio ambiente, da ecologia em geral, do consumidor, do patrimônio histórico, artístico, estético, turístico, paisagístico cultural paralelo ao aperfeiçoamento do exercício profissional das carreiras jurídicas.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar